Comunicado para moradores de SP: golpe do pix revela 2.128 empresas acusadas de envolvimento em fraudes

Moradores de São Paulo, atenção! Uma operação conjunta da Secretaria da Fazenda e Planejamento de São Paulo (Sefaz-SP) e da Polícia Civil suspendeu as inscrições estaduais de mais de 2 mil empresas envolvidas em esquemas fraudulentos utilizando o Pix.

Comunicado para moradores de SP: golpe do pix revela 2.128
empresas acusadas de envolvimento em fraudes. (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

De acordo com matéria da Folha de S.Paulo, os criminosos utilizavam nomes de empresas semelhantes a órgãos públicos e grandes varejistas para enganar as vítimas. Ao criar empresas fictícias, eles emitiam boletos falsos ou solicitavam pagamentos via Pix, simulando cobranças de impostos, taxas ou serviços.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre golpe do PIX, confira.

Quais os prejuízos para os consumidores?

As vítimas desses golpes do Pix sofriam prejuízos financeiros ao realizar pagamentos indevidos. Além disso, o aumento de empresas fantasmas prejudica a reputação das empresas sérias e gera insegurança no mercado.

Medidas tomadas para combater esse tipo de fraude

As autoridades estão intensificando as ações para combater esses crimes. Algumas das medidas adotadas incluem:

Como se proteger dos golpes do Pix?

Para se proteger dos golpes do Pix, é importante seguir algumas dicas:

 

YouTube video player
Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.
Sair da versão mobile