Brasileiros passam a pagar taxa das blusinhas e 20% de ICMS nas compras; entenda

Preparado para pagar mais pelas suas comprinhas online? A partir de abril de 2025, o imposto sobre produtos importados vai aumentar. 

Brasileiros passam a pagar taxa das blusinhas e 20% de ICMS
nas compras; entenda. (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

De acordo com matéria do jornal O Globo, o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), cobrado sobre as compras feitas em plataformas como Shopee, Shein e AliExpress, vai subir de 17% para 20%.

A especialista Danielle Santana, colaboradora do FDR, comenta mais sobre a taxa das blusinhas, confira.

Novas regras

Com essa mudança, os produtos adquiridos em e-commerces estrangeiros ficarão mais caros para o consumidor brasileiro. A justificativa dos governos estaduais é promover a igualdade com os produtos nacionais, que já são tributados com alíquotas mais altas.

Além do aumento do ICMS, a chamada “taxa das blusinhas” continua valendo. Essa taxa cobra um imposto de importação sobre produtos com valor de até US$ 50. A alíquota varia de acordo com o valor da compra: 20% para produtos até US$ 50 e 60% para produtos acima desse valor.

As novas regras entrarão em vigor a partir de 1º de abril de 2025. A partir dessa data, todos os produtos importados com valor de até US$ 3.000 estarão sujeitos à alíquota de 20% de ICMS.

O que muda para o consumidor?

Com o aumento do ICMS e a manutenção da “taxa das blusinhas”, os produtos importados ficarão mais caros para o consumidor brasileiro. Isso pode levar a uma redução nas compras online e a um aumento da procura por produtos nacionais.

Os governos estaduais justificam o aumento do ICMS com a necessidade de proteger a indústria nacional e gerar mais empregos. Ao aumentar os impostos sobre produtos importados, eles esperam estimular a compra de produtos fabricados no Brasil.

 

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Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.
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