A temporada de Natal já começou e quem vive do comércio precisa traçar suas metas para alavancar as vendas nesse período. A expectativa da Confederação Nacional do Comércio (CNC) é que sejam movimentados R$ 70 bilhões em vendas nesse período do ano.
O levantamento da CNC mostrou que para esse ano o setor de supermercados e hipermercados devem liderar as vendas, com 45% do total. Depois veem as lojas de roupas, calçados e acessórios, com 29%. Já os artigos de uso doméstico e pessoal devem ficar com 11,7%.
Quem tem um pequeno empreendimento e quer investir no seu negócio para que as vendas do Natal tragam retorno, já precisa estar preparado. Isso porque, as vendas não começarão na semana da data comemorativa, mas estão acontecendo desde o início do mês.
Como aumentar as vendas de Natal este ano?
O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) listou algumas dicas que podem ajudar o micro empreendedor a conseguir melhorar seu comércio para receber os fregueses para as vendas de Natal.
Crie oportunidades, promoções e ótimas condições de pagamento
- Vale a pena criar descontos e ofertas, como “leve 3, pague 2”, e facilidades nas formas de pagamento;
- Essas são iniciativas que ajudam a estimular o consumo da sua clientela.
Planeje suas ações comerciais:
Visando atrair o cliente até a sua loja, pense e trabalhe em estratégias de impulsionamento de vendas. Algumas delas incluem, por exemplo:
- Invista no produto certo;
- Aplique preços adequados;
- Crie promoções e descontos;
- Aposte no mercado digital (vendas online por sites, e-commerce ou WhatsApp).
Crie sugestões de presentes
Na internet, invista em anúncios com base nos perfis de seus seguidores, considerando, por exemplo, quanto preferem gastar. Você também pode:
- Criar uma caixinha de perguntas perguntando o que os clientes querem ver na loja;
- Montar kits com os produtos disponíveis;
- Criar um catálogo com os produtos exclusivos do Natal e enviar por WhatsApp aos clientes.
Seja organizado
O planejamento e a organização são o ponto de partida para o sucesso, por isso é importante:
- Ter produtos disponíveis em estoque;
- Saber calcular o tempo de produção para que o cliente saiba quando vai receber o produto;
- Saber calcular o informar o prazo de entrega considerando o frete;
- Calcular de forma correta os valores para não perder os lucros.