Em agosto deu-se início o pente-fino do BPC (Benefício de Prestação Continuada). A ideia é revisar cerca de 800 mil salários até o fim desse processo que provavelmente terminará apenas em 2025. Um dos requisitos para manter o auxílio é atualizar os dados do Cadastro Único.
Um dos critérios para receber o BPC é justamente estar inscrito no Cadastro Único. No entanto, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) notou que há pessoas tendo acesso a 1 salário mínimo pelo programa sem estar dentro desta plataforma.
Por isso, tem acontecido o bloqueio do auxílio a fim de que os inscritos se regularizem. Caso não cumpram com as regras e procurem o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) dentro do prazo, essas pessoas vão perder o pagamento no valor mínimo de R$ 1.515 a partir de 2025.
Quem pode perder o acesso ao BPC por falta de atualização no CadÚnico?
O foco do pente-fino de 2024 são pessoas que recebem o BPC, mas estão sem atualizar o CadÚnico. O cadastro é importante porque é por meio dele que o governo consegue acompanhar os dados dessa pessoa, a sua renda, quais as suas dificuldades e outros.
Logo, sem a atualização fica impossível saber como esse cidadão está vivendo. Por regra a cada dois anos o Cadastro Único deve ser atualizado, mas sempre que houver mudança nas informações da família isso também deve ocorrer.
Pelo pente-fino, o INSS está bloqueando automaticamente o BPC de quem:
- Está fora do Cadastro Único, mas está recebendo o benefício;
- Está com o Cadastro Único desatualizado há mais de 48 meses (4 anos).
O que fazer para manter o BPC em 2025
O primeiro passo para garantir que o BPC vai continuar sendo pago em 2025 é atualizar ou fazer a inscrição no CadÚnico. Isso acontece em uma unidade do CRAS.
O prazo de atualização no CRAS é de 45 dias nos municípios com até 50 mil habitantes e de 90 dias para os municípios com mais de 50 mil habitantes.
Depois, deve ser solicitado o desbloqueio do benefício ao INSS. É recomendado que o cidadão acelere esse procedimento para que o salário fique disponível antes da entrada do novo ano.
- Os meios de contato com o INSS são: a agência da Previdência Social, ou a Central de Atendimento número 135.