Últimos dias para atualizar caderneta de vacinação e manter Bolsa Família em 2025

Uma das condicionalidades para manter o Bolsa Família é estar com a caderneta de vacinação em dia. Esta é uma regra imposta pelo poder público a fim de garantir a saúde dos beneficiários, e cumprir com o calendário vacinal do país. 

bolsa família
Últimos dias para atualizar caderneta de vacinação e manter Bolsa Família em 2025
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Mensalmente o MDS (Ministério do Desenvolvimento Social) bloqueia o pagamento do Bolsa Família de quem estiver irregular. São grupos que não atendem mais aos critérios de renda, ou estão descumprindo com as regras de condicionalidades, como a que incluí a vacinação. 

Existem sistemas públicos que se cruzam para que o MDS consiga acompanhar se todos estão atendendo as exigências como o combinado. No caso da vacinação são usadas as informações compartilhadas pelo SUS (Sistema Único de Saúde). 

As crianças até 1 ano de idade precisam ser vacinadas mensalmente, a partir disso passam a participar apenas das vacinas de campanha, como contra a poliomielite, H1N1 e etc. E aos 4 anos outra imunização que é obrigatória pelo calendário vacinal. 

Além dos menores, os adultos que compõem a falta também devem manter sua vacina em dia. Para eles é preciso participar das campanhas, como para H1N1 ou da imunização contra a Covid-19. Alguns idosos fora do grupo de risco não são obrigados a se vacinarem. 

Como atualizar a caderneta de vacinação?

Para saber quais vacinas a criança e os outros membros da família não tomaram, o titular do Bolsa Família deve comparecer até o posto de saúde mais próximo. É responsabilidade desse adulto acompanhar o calendário vacinal dos seus dependentes. 

O benefício pode ser bloqueado por até 60 dias caso a caderneta esteja desatualizada. Quem ainda não atualizou, mas quer continuar recebendo o benefício em 2025 deve comparecer ao posto o quanto antes para que os sistemas do SUS incluam essa informação. 

  • Caso não tenha uma caderneta de vacinação, basta informar o número do seu CPF, ou ainda, apresentar a certidão de nascimento da criança;
  • Feito isso, o funcionário vai verificar quais imunizações precisam ser tomadas e aplicar na criança, jovem, gestante ou mulher;
  • Se o número de vacinas atrasadas for grande, o funcionário do posto pode aconselhar que as vacinas sejam dadas em dias diferentes por conta dos efeitos colaterais;
  • Com a caderneta atualizada, os dados dessas pessoas serão repassados do Ministério da Saúde para o Ministério de Desenvolvimento Social. 

O que acontece se não atualizar a caderneta de vacinação de quem recebe Bolsa Família?

Quem recebe o Bolsa Família e permitiu que a caderneta de vacinação dos seus dependentes esteja desatualizada, corre o risco de perder o seu auxílio. 

  • O governo vai bloquear o salário daqueles que estiverem com os dados de saúde desatualizados;
  • O titular tem o prazo de 30 a 90 dias para fazer a atualização da caderneta;
  • Feito isso, deve levar a caderneta até a unidade do CRAS para atualizar os dados do Cadastro Único e voltar a receber. 

Como voltar a receber o Bolsa Família bloqueado?

Para voltar a receber o Bolsa Família bloqueado o grupo precisa corrigir o erro que levou a essa punição em um prazo de 45 a 90 dias. Ou seja, é preciso comparecer ao posto e atualizar a carteirinha, depois:

  • Depois da carteirinha atualizada, o passo seguinte é comparecer até o CRAS;
  • Leve o comprovante de vacinação e um documento com foto;
  • Atualize os dados do Cadastro Único.
  • Aguarde a avaliação do governo junto ao desbloqueio. 

O que pode bloquear o Bolsa Família?

Existem alguns comportamentos do titular do Bolsa Família e da sua família que podem acarretar no bloqueio do benefício. Por isso a orientação é estar sempre de olho nas exigências e condicionalidades do programa, e claro, buscar cumprir cada uma delas. 

Periodicamente o Ministério do Desenvolvimento Social faz a revisão de dados com possibilidade de bloquear e até excluir os irregulares. 

Levam ao bloqueio do auxílio as famílias que descumprem regras como:

  • Renda mensal de no máximo R$ 218 por pessoa, não entram na soma da renda os benefícios sociais recebidos pelo poder público (exceção do BPC – Benefício de Prestação Continuada);
  • Frequência escolar de pelo menos 75% ao ano para crianças e adolescentes em idade escolar;
  • Acompanhamento nutricional nos postos de saúde uma vez a cada seis meses para crianças até 6 anos, e mulheres em idade fértil de 14 a 44 anos;
  • Acompanhamento da saúde gestacional, com pré-natal, para as gestantes;
  • Atualização da caderneta de vacinação de todos os membros da família.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com