Calendário de vencimento do IPVA 2025; veja datas e como calcular o valor

Automotores (IPVA) 2025 começa entre este mês de dezembro e janeiro do próximo ano. Porém, cada estado define o período de pagamento. 

Calendário de vencimento do IPVA 2025; veja datas e como calcular o valor
Imagem: FDR

 

O motorista que já quer se programar para o pagamento já consegue calcular o valor que deve guardar para pagar o imposto. 

A especialista Laura Alvarenga comenta sobre o IPVA, confira.

Como calcular o valor do IPVA 2025?

  • Segundo o caderno Valor Investe, do jornal O Globo, para saber o valor do IPVA 2025, é preciso consultar o valor venal do veículo na tabela Fipe e multiplicar pelo valor da alíquota para a maioria dos veículos de passeio;

  • A alíquota do IPVA muda em cada estado.

  • Em São Paulo, a taxa é de 4% sobre o valor venal do veículo;

  • Exemplo: se o valor venal do veículo é de R$ 100 mil, o habilitado irá pagar 4% do preço do veículo de IPVA. Ou seja, R$ 4 mil.

  • Para veículos movidos somente a gás e energia elétrica, o imposto é menor: “apenas” 3% em São Paulo.

Mudanças do IPVA para cada estado

  • O valor da alíquota cobrada pelo imposto é diferente para cada estado. Tem lugar que cobra 2,5% do valor venal do veículo.

  • A diferença na unidade da Federação para outra é definida pelo Detran, além da alíquota, as datas e prazos para pagamento e os descontos para pagamento à vista.

  • A que serve de referência para determinar o valor de cada veículo, que é a tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), é padrão em todos os estados.

Nova lei do IPVA garante benefício para motoristas a partir de 2025

Com a chegada do novo ano, os brasileiros já estão se preocupando com os pagamentos obrigatórios que devem ser feitos em 2025, como o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Uma novidade garante um benefício para alguns motoristas no próximo ano. 

 

Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).