Vai trocar de celular? Veja como atualizar limite do PIX para não ficar sem

Quem trocou de celular recentemente aproveitando a Black Friday, ou vai fazer essa troca como presente de Natal, deve estar atento. Isso porque, o login no App do seu banco com um aparelho diferente influencia automaticamente no limite de transferências via PIX. 

Desde 1º de novembro está valendo um novo limite de PIX para quem acessa a conta em um aparelho novo. Esse limite foi criado pelo Banco Central com o intuito de diminuir as fraudes, golpes e desvio de dinheiro dos clientes.

Quando alguém caí em um golpe fazendo pagamento por PIX as chances de conseguir essa quantia de volta são muito remotas. É que a agilidade na transferência acaba dificultando as chances de conseguir bloquear aquele valor, ou recebê-lo de volta.

Novo limite de pagamentos via PIX

As mudanças no PIX já estão valendo há mais de um mês. Com a nova medida do Banco Central limita o valor que pode ser transferido pelo cliente quando a conta for acessada por um aparelho novo, mas pode ser um pouco confuso para o cidadão.

Se houver troca do aparelho celular, o BC recomenda que o cliente cadastre esse novo aparelho no banco o quanto antes.

O que já mudou para o cliente

  • Limite de R$ 200 para a transferência de aparelhos novos sem cadastro com o banco;
  • Valor total diário não pode exceder R$ 1.000.

Medidas de segurança adotadas pelos bancos

O Banco Central também apresentou mudanças a serem trazidas pelas instituições financeiras, incluindo:

  • adotar solução de gerenciamento de risco de fraude que contemple informações de segurança armazenadas no Banco Central e que seja capaz de identificar transações Pix atípicas ou não compatíveis com o perfil do cliente;
  • disponibilizar – em canal eletrônico de acesso amplo aos clientes – informações sobre os cuidados que os clientes devem ter para evitar fraudes;
  • pelo menos uma vez a cada seis meses, os bancos devem verificar se seus clientes possuem marcações de fraude na base de dados do Banco Central.

Como aumentar limite do PIX em um novo aparelho

Cada banco possuí as suas próprias regras sobre o cadastramento de um novo aparelho que dê acesso ao internet banking e ao App.

Basta o usuário procurar essa opção para fazer o gerenciamento de dispositivos no aplicativo do seu banco.

  • Acesse o App do seu banco;
  • Procure pela opção “PIX” e encontre por “Gerenciamento de dispositivos”, ou “Cadastro de dispositivo”;
  • Siga as orientações para cadastrar um novo celular, onde será necessário informar seus dados pessoais e senha.

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a comunicação com o cliente será feita no aparelho onde ele já estava habituado a realizar as transferências via PIX.

Por isso, se o cliente já não tem mais acesso ao aparelho anterior, porque foi roubado por exemplo, ele pode procurar uma agência do seu banco para fazer o cadastro. Ou, tentar o contato pelos canais remotos, como por ligação.

Para elevar os limites será necessário cadastrar o novo aparelho em suas instituições financeiras. Caberá ao banco enviar uma mensagem diretamente ao cliente por meio de seu aplicativo, indicando os dados necessários e onde deve ser feito esse cadastro“, diz a nota da Febraban.