Anunciada no final do mês pelo Governo Federal, a medida que irá possibilitar o corte de gastos para o próximo ano deverá impactar diversos setores da economia brasileira. O comunicado trouxe apreensão para os brasileiros que são atendidos por programas sociais. No entanto, os brasileiros interessados no programa Minha Casa Minha Vida já podem ficar aliviados após a confirmação da existência de recursos para a iniciativa.
Atualmente o Minha Casa Minha Vida possibilita que os brasileiros tenham acesso facilitado para financiamentos imobiliários. Para tal, o Governo Federal é responsável por liberar subsídios que costumam ser direcionados para a Caixa Econômica Federal.
Porém, com o comunicado do corte de gastos, os interessados no programa viveram momentos de apreensão. Para despreocupar os brasileiros, o ministro das Cidades, Jader Filho, garantiu nesta quarta-feira (4) que o programa Minha Casa Minha Vida não será afetado pelo pacote de corte de gastos.
De acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, na prática, isso significa que os recursos estão garantidos.
“A gente tem que ter responsabilidade com a questão dos gastos federais. Nisso a gente vai avançar, sem trazer nenhum tipo de insegurança ou incerteza para o programa Minha Casa Minha Vida que está, obviamente, com recursos garantidos”, afirmou o ministro em entrevista para o programa Bom Dia, Ministro.
Programa habitacional deverá ser expandido no próximo ano
- Atualmente, de acordo com o ministro, 1,175 milhão de unidades habitacionais já foram contratadas por meio do Minha Casa Minha Vida;
- No entanto, esse total ainda poderá ser ampliado nos próximos anos;
- Isso porque a meta estabelecida pelo Governo Lula da Silva é de 2 milhões de contratações;
- Além disso, o programa também tem disponibilizado algumas unidades habitacionais de forma gratuita;
- O benefício está sendo liberado para os cidadãos que já fazem parte do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada e já contava com algum tipo de contrato por meio do programa habitacional.
Confira mais informações sobre a liberação de casas de forma gratuita neste link.