Motociclistas podem conseguir isenção do IPVA 2025 após o governo elaborar uma proposta que deve ser analisada em breve. O texto também cria outras faixas de isenção que podem contemplar motoristas de ônibus, entre outros. Entenda agora essa novidade.
Boa notícia para quem tem moto de até 170 cilindradas, um projeto que deve ser votado em breve pode conceder a isenção do IPVA 2025. Atualmente, a isenção é aplicada apenas às motos com até 125 cilindradas e mais de 10 anos de fabricação.
Lila Cunha, especialista do FDR, comenta sobre o parcelamento do IPVA 2025, confira.
Isenção do IPVA para motos de até 170 cilindradas
O Projeto de Lei foi anunciado pelo governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior no último mês de outubro. Agora o texto foi enviado para análise na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).
Se aprovada, a medida vai beneficiar, já a partir de 2025, mais de 732 mil proprietários de motocicletas em todo o estado. Isso representa 77% de toda a frota de motos que pagam o imposto atualmente no estado.
Nesse novo texto todas as motos de até 170 cilindradas terão direito a isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, independente do ano de fabricação.
Segundo levantamento da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), o Paraná é o quinto estado com maior frota de motocicletas do país. São 1,8 milhão de veículos (5,3% de toda a frota nacional), divididos entre motocicletas, motonetas e ciclomotores.
Metade da frota do estado já era isenta do imposto, que agora passa a ser isento também para 732.329 veículos.
Atrás do Pará estão:
- São Paulo com (7 milhões de veículos
- Minas Gerais com 3,5 milhões de veículos
- Bahia com 2 milhões de veículos
- Ceará com 1,9 milhão de veículos
Valor do IPVA no Paraná
No estado o valor médio do imposto cobrado aos motociclistas é de R$ 474. Para o governador essa isenção fará toda a diferença na vida daqueles que usam o veículo para trabalhar.
“São profissionais que geram emprego e renda, ajudando o nosso Estado a crescer”, afirmou o governador do Paraná, Ratinho Júnior.
Além de ajudar os motoboys que atuam no estado, a isenção também pode contribuir com uma “sobra de dinheiro” no final do mês acredita o secretário da Fazenda, Norberto Ortigara.
“Com a isenção, as famílias vão ver o dinheiro sobrar e poderão usá-lo com lazer, com uma viagem ou mesmo comprando novos bens — ou seja, movimentando ainda mais a economia do Paraná”.
O projeto ainda será analisado pela Comissão de Constituição de Justiça da Assembleia, e por outras comissões temáticas, só após essas análises poderá ser votado no plenário da casa.
O governo estadual tem a expectativa de que o texto seja analisado ainda em 2024, para já começar a ser aplicado nos primeiros dias do próximo ano.
Isenção para ônibus e caminhões
O texto também pode conceder a isenção para proprietários de ônibus, micro-ônibus e caminhões movidos exclusivamente a gás natural — o que inclui também o biometano.
Com isso o governo pretende incentivar que os cidadãos prefiram veículos que consomem combustíveis mais sustentáveis. Assim, a proposta é conceder a isenção também aos veículos movidos a hidrogênio. Nas duas situações a isenção seria concedida até o dia 31 de dezembro de 2027.