Será necessário pagar para entrar nas praias com aprovação da PEC das praias? Entenda a discussão

SãO PAULO (SP) — Um projeto que está sendo debatido no Congresso Nacional tem gerado grande polêmica entre os brasileiros. A proposta, que agora está sendo discutida no Senado, poderá acabar liberando a cobrança de taxas para que os cidadãos tenham acesso a praias, restringindo assim uma das opções de lazer gratuito para a população. Entenda o que está sendo proposto e qual o andamento da medida.

Será necessário pagar para entrar nas praias com aprovação da PEC das praias? Entenda a discussão. (Imagem: FDR)

Na prática, de acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, o projeto prevê que os terrenos de Marinha, que atualmente pertencem à União, sejam transferidos para estados, municípios e particulares. No entanto, a medida pode acabar restringindo o acesso às praias. 

De acordo com o relator da PEC, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), a mudança deverá afetar apenas os terrenos, sem implicar nas praias.

 “As praias são bens públicos de uso comum do povo, sendo assegurado, sempre, livre e franco acesso a elas e ao mar, em qualquer direção e sentido”, acrescentou o senador à proposta de emenda.

No entanto, a cobrança pelo acesso à praia, que é realizado por meio do terreno de marinha, ainda é uma possibilidade existente na proposta, trazendo preocupação para a população.

Entenda como a cobrança poderá ser realizada:

Confira outras informações sobre cidades litorâneas que tem atraído diversos brasileiros neste link.

 

YouTube video player
Daniele GomesDaniele Gomes
Formada em jornalismo, com experiência como repórter de economia e política, além de assessoria de imprensa e gestão de redes sociais.
Sair da versão mobile