Será necessário pagar para entrar nas praias com aprovação da PEC das praias? Entenda a discussão

Um projeto que está sendo debatido no Congresso Nacional tem gerado grande polêmica entre os brasileiros. A proposta, que agora está sendo discutida no Senado, poderá acabar liberando a cobrança de taxas para que os cidadãos tenham acesso a praias, restringindo assim uma das opções de lazer gratuito para a população. Entenda o que está sendo proposto e qual o andamento da medida.

Será necessário pagar para entrar nas praias com aprovação da PEC das praias? Entenda a discussão. (Imagem: FDR)

Na prática, de acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, o projeto prevê que os terrenos de Marinha, que atualmente pertencem à União, sejam transferidos para estados, municípios e particulares. No entanto, a medida pode acabar restringindo o acesso às praias. 

De acordo com o relator da PEC, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), a mudança deverá afetar apenas os terrenos, sem implicar nas praias.

 “As praias são bens públicos de uso comum do povo, sendo assegurado, sempre, livre e franco acesso a elas e ao mar, em qualquer direção e sentido”, acrescentou o senador à proposta de emenda.

No entanto, a cobrança pelo acesso à praia, que é realizado por meio do terreno de marinha, ainda é uma possibilidade existente na proposta, trazendo preocupação para a população.

Entenda como a cobrança poderá ser realizada:

  • Em entrevista para o portal de notícias Infomoney, o advogado constitucionalista e professor da PUC-Campinas Henderson Fürst, destaca que os novos proprietários poderão cobrar taxas de uso;
  • Entre elas, poderão ser incluídas taxas de preservação, de lixo, ambiental, entre outras modalidades que poderão vir a ser criadas;
  • Por isso, os especialistas advertem que o texto precisa ser analisado de forma detalhada; 
  • O projeto ainda está sendo discutido e precisará ser analisado por diversas comissões;
  • Somente após essa etapa é que a proposta seguirá para votação;
  • Caso seja aprovada tanto na Câmara quanto no Senado, ainda será preciso que ela seja sancionada pelo presidente para entrar em vigor.

Confira outras informações sobre cidades litorâneas que tem atraído diversos brasileiros neste link.

 

Danielle SantanaDanielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.