Um comunicado emitido na última semana pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) trouxe alegria para os aposentados e pensionistas que recebem pagamentos mensais do órgão. Agora, os segurados poderão antecipar parte do pagamento sem que seja preciso pagar nada a mais por isso. Confira nesta matéria quanto poderá ser antecipado.
O novo benefício será disponibilizado por meio do cartão Meu INSS Vale+. A liberação antecipada faz parte do clube de vantagens que foi batizado com o mesmo nome do cartão. De acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, o benefício permitirá a retirada de recursos antes da data oficial de pagamento do INSS.
Quem optar por realizar a operação não precisará pagar juros ou qualquer taxa pelo procedimento. Isso porque a liberação antecipada de recursos será realizada diretamente pelo INSS que depois realizará o desconto diretamente na folha de pagamento. O novo benefício está disponível para todos que recebem pagamentos regulares pelo INSS.
“O objetivo é prover recursos na compra de remédio, comida, gás, transporte, sem que comprometa a renda dos aposentados por muito tempo”, afirmou o ministro da Previdência Carlos Lupi em comunicado oficial.
Vale lembrar, no entanto, que o cartão terá algumas restrições de uso. A medida foi estabelecida como forma de garantir a segurança financeira dos aposentados ou pensionistas.
“Esse cartão não poderá ser usado para apostas físicas ou eletrônicas. A finalidade é antecipar o valor do benefício para suprir necessidades básicas”, complementa o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto.
Saiba como solicitar a antecipação do INSS:
- A antecipação de recursos será realizada por meio de crédito no cartão Meu INSS Vale+;
- Segundo o órgão federal, o cartão será emitido em parceria com instituições financeiras;
- No modelo físico, o cartão contará com chip e senha, garantindo mais segurança no seu uso;
- O cartão, que ainda não começou a ser emitido, não deverá permitir a realização de saque;
- Com ele, será possível antecipar até R$ 150 em crédito;
- Agora, os segurados do INSS deverão aguardar para saber quais instituições poderão emitir o cartão;
- Em seguida, assim que for liberado, eles poderão realizar a solicitação e contar com a antecipação sempre que for preciso.
Confira outras informações sobre os pagamentos realizados pelo INSS neste link.