Os habilitados devem prestar atenção: uma nova lei definiu uma nova regra para o uso de retrovisores em veículos de transporte escolar. A regra é válida para todo o país!
O objetivo da nova lei é melhorar a visibilidade no trânsito e eliminar os pontos cegos.
A especialista Laura Alvarenga comenta sobre as mudanças da CNH, confira.
Entenda a nova regra para transportes escolares
-
A nova lei determina que os retrovisores dos veículos escolares precisam estar ajustados de forma que o motorista consiga ver tudo ao redor do veículo, sem nenhum ponto cego;
-
A imagem exibida no retrovisor precisa estar adaptada a autora das crianças, que são, obviamente mais baianadas que os adultos;
-
Além disso, a mudança também serve para carros populares;
-
Os retrovisores precisam ter uma área mínima de 69 cm² e um espelho para comportar um círculo de 7,8 cm de diâmetro;
-
A regra vale para veículos novos e usados.
Lembre-se: dirigir sem retrovisor é uma infração grave e pode causar uma multa de R$ 195,23.
A nova lei também prevê que outros itens de segurança serão obrigatórios para vans, micro-ônibus, ônibus e caminhões 0km a partir de janeiro de 2025. Veja quais são:
-
Controle de estabilidade;
-
Luzes diurnas;
-
Alerta de cinto de segurança desafivelado;
-
Luzes de frenagem de emergência;
-
Repetidores de seta.
Novo exame médico para renovação da CNH poderá ser obrigatório em 2025
Após passar por diversas mudanças que impactaram na vida do habilitado em 2024, a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) poderá passar por novas mudanças e introduzir um novo exame médico obrigatório no próximo ano!
O projeto, de autoria do senador Davi Alcolumbre (UNIÃO-AP), caso aprovado pelo Congresso Nacional, tornará o exame psicológico para os brasileiros que já possuem carteira e os que ainda vão dar entrada.
Para entrar em vigor, a medida precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional. Ela está na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania do Senado. Além disso, também serão necessárias mudanças no Código de Trânsito Brasileiro.
Outras informações estão disponíveis no FDR.