Em um importante passo para garantir o acesso a serviços básicos e reduzir a desigualdade no país, o presidente Lula anunciou na última terça-feira (26) a criação de um programa federal para construir banheiros em residências de mais de 4 milhões de brasileiros que ainda não possuem esse saneamento básico.
De acordo com matéria do G1, a iniciativa, que deve ser detalhada pelo Ministério das Cidades, tem como objetivo garantir dignidade e melhores condições de vida para milhões de famílias, principalmente nas regiões mais carentes do país.
Dados recentes revelaram que cerca de 4,4 milhões de brasileiros, especialmente na região Nordeste, não possuem banheiros em suas casas. Essa situação expõe uma grave lacuna no saneamento básico do país e impacta diretamente a saúde e a qualidade de vida dessas pessoas.
A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o Minha Casa Minha Vida, confira.
Novo programa
Em fala durante evento do setor da construção civil, o presidente Lula destacou a importância de garantir o acesso a serviços básicos como saneamento para todos os brasileiros e criticou a burocracia que dificulta a execução de obras públicas no país, como as unidades do programa Minha Casa Minha Vida, e a sua preocupação em agilizar os processos para que as obras possam ser iniciadas o mais rápido possível.
Nos próximos meses, o governo deve apresentar mais detalhes sobre o programa, como o orçamento destinado, os critérios para seleção das famílias beneficiadas e o prazo para a execução das obras. A expectativa é que o programa contribua para melhorar as condições de vida de milhões de brasileiros e para reduzir as desigualdades sociais no país.
Foco no Nordeste
A região Nordeste concentra a maior parte da população brasileira que não possui acesso a banheiros em casa. Estados como o Maranhão apresentam os índices mais alarmantes, com mais de 13% da população vivendo nessa situação. Sendo a falta de investimentos em saneamento básico, a principal causa desse problema.