FIM da jornada de trabalho nos finais de semana para o CLT? Entenda como fica a escala neste fim de ano

A discussão sobre a jornada de trabalho aos finais de semana para trabalhadores com carteira assinada voltou à tona nos últimos meses. Com a crescente demanda por mais tempo livre e a busca por um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional, a possibilidade de eliminar o trabalho aos sábados e domingos tem sido um tema bastante debatido.

Atualmente a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) prevê a jornada de 44 horas semanais, que pode ser distribuída de diversas formas, incluindo o trabalho aos sábados. No entanto, a legislação também garante o direito ao descanso semanal remunerado, que geralmente coincide com o domingo.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre a jornada de trabalho, confira.

Realidade do comércio

No setor do comércio, a jornada de trabalho aos finais de semana é ainda mais comum, devido à necessidade de atender os clientes. Muitas vezes, os funcionários trabalham em escala 7×1, ou seja, sete dias de trabalho e um de descanso. Essa rotina intensa pode gerar sobrecarga e afetar a saúde física e mental dos trabalhadores.

Propostas para mudança

Diversas propostas têm sido apresentadas para reduzir a jornada de trabalho aos finais de semana, como:

O que esperar para este fim de ano?

Neste fim de ano, é pouco provável que haja mudanças significativas na jornada de trabalho dos trabalhadores do comércio. As empresas costumam intensificar as atividades durante o período natalino, o que pode exigir um maior esforço dos funcionários.

 

YouTube video player
Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.
Sair da versão mobile