Novo público passou a ser após atualização no SiSU anunciada pelo Ministério da Educação. Com a medida o MEC busca promover mais inclusão social garantindo as mesmas oportunidades para diversos grupos.
Boa notícia para os estudantes que sonham com o ingresso no ensino superior, o MEC vai ampliar a oferta de vagas no Sistema de Seleção Unificada. Com isso o SiSU vai contar com um novo sistema de reserva de vagas, ampliando o acesso aos cursos de graduação.
Lila Cunha, especialista do FDR, explica como se cadastrar no SiSU 2025, confira.
Nova cota no SiSU
- A Portaria nº 1.127/2024, publicada pelo MEC, cria uma nova reserva de vagas, voltada aos estudantes que cursaram integralmente o ensino médio em escolas situadas em áreas rurais.
- Para acessar a essas vagas os estudantes terão que comprovar que estudaram integralmente o ensino médio em escola da rede pública de ensino situadas em áreas rurais.
- Ou que atendam aos agricultores familiares, extrativistas, pescadores artesanais, ribeirinhos, assentados e acampados da reforma agrária, entre outros grupos ligados à atividade no campo para subsistência.
- Segundo o Ministério da Educação, esses estudantes poderão correr em qualquer curso, de qualquer localidade, mesmo que não seja zona rural.
Ordem de prioridade no SiSU
Caso as vagas não sejam preenchidas por esses estudantes, elas serão destinadas a outros grupos:
- Pessoas com deficiência;
- Autodeclaração como quilombolas, pretos, pardos ou indígenas;
- Renda familiar de até um salário mínimo por pessoa.
Lembrando que todos esses grupos, incluindo os moradores da zona rural, devem atender aos requisitos do SiSU.