É hora de parar e fazer o planejamento financeiro de 2025 para evitar dívidas e dor de cabeça. Nesse momento alguns erros devem ser evitados, se você quer um Ano Novo mais próspero; veja quais são eles.
Enquanto o Ano Novo não chega, você pode se preparar fazendo o planejamento financeiro de 2025. Com atenção, cuidado e mudanças simples é possível ter um ano melhor do que este, inclusive sem dívidas.
Além de focar em alguns passos simples também é importante evitar alguns erros que muitas vezes cometemos sem nem perceber.
Erros para evitar em 2025
Pode parecer que um bom planejamento financeiro é difícil, no entanto, só de corrigir alguns erros simples você já vai ter resultados incríveis na sua vida financeira. Pensando nisso, o SPC Brasil elencou os erros que devem ser evitados no planejamento financeiro, confira:
Não acompanhar a situação do seu nome
Fazer o monitoramento do seu nome é uma ação bem simples e que pode te impedir de fazer escolhas erradas. Acessando a Área do consumidor do SPC Brasil você faz a consulta ao seu CPF e pode monitorar os seus dados sem custo algum.
Gastar mais do que ganha
O estilo de vida precisa sempre estar ligado às possibilidades financeiras do consumidor, do contrário ele sempre estará com dívidas. Por isso, a recomendação do SPC Brasil é que você tenha limites claros e realistas.
Não registrar despesas
Com um registro detalhado fica mais fácil identificar onde você está gastando o seu dinheiro e possíveis economias que podem ser feitas. Afinal, com esse detalhamento é possível conseguir realizar seus objetivos de curto, médio e longo prazo, que também devem estar definidos.
O site da B³, bolsa de Valores do Brasil, tem uma planilha de gastos gratuita para você, disponível no link.
Não ter uma reserva de emergência
Essa reserva é usada para cobrir suas despesas em casos de imprevistos, como a perda do emprego ou até uma doença. A recomendação é de que a reserva possa cobrir seis meses de despesas.
Essa reserva pode parecer muito, mas ela deve ser construída aos poucos, com você separando todo mês determinada quantia.
Alguns profissionais da área de economia recomendam que essa reserva seja gradativa, por exemplo, em um mês você separa R$ 20, no mês seguinte R$ 40 e assim por diante. E, claro, respeitando a sua realidade financeira.
Não está sobrando dinheiro no fim do mês? Você deve estar cometendo um erro que compromete a sua renda, veja qual é ele.
Não ter metas financeiras claras
Ter metas financeiras bem elaboradas pode contribuir no seu foco para realizá-las. Elas são fundamentais para um bom planejamento financeiro e sempre devem ser realistas.
O SPC recomenda que você seja o mais específico possível, o que deve contribuir com a sua realização.
Não investir
O investimento é uma forma de pensar no seu futuro, fazendo um planejamento para ter uma “renda extra”. O primeiro passo para isso é aprender sobre o tema, nisso a B³ pode ajudar novamente através de sua plataforma de ensino.
A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, dá dicas de como investir e garantir a sua aposentadoria, confira.
Não revisar o plano regularmente
O planejamento financeiro é algo que deve ser revisto e até modificado, caso seja necessário. Atingiu um objetivo? Revise o seu plano. Tem outra prioridade agora? Revise o seu plano. Sua renda mudou? Então, revise o seu plano.