Você sabia que há um prazo limite para fazer o saque do seu BPC (Benefício de Prestação Continuada)? Quem deixa o dinheiro um longo período parado na conta corre o risco de perder o acesso a ele, primeiro tendo o bloqueio e depois a cessão total do auxílio.
Existe um prazo estabelecido pelo MDS (Ministério do Desenvolvimento Social) para que o cidadão retire o auxílio que foi liberado em sua conta. A medida vale para o BPC, e tem como princípio combater algum tipo de fraude ou irregularidade.
Isso porque, se o dinheiro fica guardado na conta sem movimentação o poder público entende que aquele cidadão já não tem mais interesse de receber a quantia. Ou ainda, que por alguma razão mais grave não está conseguindo ter acesso a sua conta.
Prazo fazer o saque do BPC no banco
De acordo com uma cartilha do MDS, com dúvidas frequentes sobre o benefício, o saque do BPC fica disponível em até 45 dias após sua concessão.
O pedido pelo benefício é feito ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), se aprovado o cidadão recebe mensalmente 1 salário mínimo. Em 2024 essa quantia equivale a R$ 1.412.
Depois do dinheiro ter caído em conta o prazo para receber é de:
- 59 dias corridos;
- Se o saque não for feito em 60 dias o benefício é bloqueado;
- Se o saque não for feito em 180 dias o benefício é cessado.
O saque é apenas um demonstrativo do que pode ser feito com o dinheiro do BPC. Na verdade, mesmo não recebendo a quantia em mãos, o idoso ou PcD (Pessoa com Deficiência) precisa ao menos movimentar aquela quantia na conta.
Se o dinheiro ficar parado dentro dos períodos mencionados é que o bloqueio do auxílio acontece, e em casos mais graves a sua cessão total.
O que fazer se estiver com problema na conta do BPC?
Caso tenha tido algum problema na sua conta corrente ou poupança, onde o pagamento do BPC é feito, a recomendação é procurar o banco o quanto antes.
Algumas instituições bancárias permitem que o dinheiro seja sacado no caixa apresentando um documento com foto. Isso quando o problema está apenas no acesso online a conta, e não no cadastro em si.
Para ter certeza sobre o que fazer o melhor é conversar com o gerente da sua conta e explicar a urgência em receber a quantia.