Beneficiário do BPC tem data-limite para saque com risco de bloqueio; entenda o caso

Você sabia que há um prazo limite para fazer o saque do seu BPC (Benefício de Prestação Continuada)? Quem deixa o dinheiro um longo período parado na conta corre o risco de perder o acesso a ele, primeiro tendo o bloqueio e depois a cessão total do auxílio. 

Beneficiário do BPC tem data-limite para saque com risco de bloqueio; entenda o caso
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Existe um prazo estabelecido pelo MDS (Ministério do Desenvolvimento Social) para que o cidadão retire o auxílio que foi liberado em sua conta. A medida vale para o BPC, e tem como princípio combater algum tipo de fraude ou irregularidade. 

Isso porque, se o dinheiro fica guardado na conta sem movimentação o poder público entende que aquele cidadão já não tem mais interesse de receber a quantia. Ou ainda, que por alguma razão mais grave não está conseguindo ter acesso a sua conta. 

Prazo fazer o saque do BPC no banco

De acordo com uma cartilha do MDS, com dúvidas frequentes sobre o benefício, o saque do BPC fica disponível em até 45 dias após sua concessão. 

O pedido pelo benefício é feito ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), se aprovado o cidadão recebe mensalmente 1 salário mínimo. Em 2024 essa quantia equivale a R$ 1.412. 

Depois do dinheiro ter caído em conta o prazo para receber é de:

O saque é apenas um demonstrativo do que pode ser feito com o dinheiro do BPC. Na verdade, mesmo não recebendo a quantia em mãos, o idoso ou PcD (Pessoa com Deficiência) precisa ao menos movimentar aquela quantia na conta

Se o dinheiro ficar parado dentro dos períodos mencionados é que o bloqueio do auxílio acontece, e em casos mais graves a sua cessão total. 

O que fazer se estiver com problema na conta do BPC?

Caso tenha tido algum problema na sua conta corrente ou poupança, onde o pagamento do BPC é feito, a recomendação é procurar o banco o quanto antes.

Algumas instituições bancárias permitem que o dinheiro seja sacado no caixa apresentando um documento com foto. Isso quando o problema está apenas no acesso online a conta, e não no cadastro em si. 

Para ter certeza sobre o que fazer o melhor é conversar com o gerente da sua conta e explicar a urgência em receber a quantia. 

 

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile