Nem 2021, nem 2022, nem 2023: empresa abre novas vagas para ser CLT PREMIUM e grupo exclusivo é beneficiado

Depois de três anos, uma megaempresa brasileira vai abrir um programa com novas vagas para ser CLT premium. Os profissionais vão receber salários atrativos e serão preparados para assumirem cargos de liderança na empresa, saiba mais agora.

Nem 2021, nem 2022, nem 2023: empresa abre novas vagas para ser CLT PREMIUM
e grupo exclusivo é beneficiado
(Imagem: FDR)

Desde 2021 o Magalu não realiza seleção em seu programa de trainee. Mas, isso está prestes a mudar, pois a empresa fará uma nova seleção de recém-formados. Assim como aconteceu nos últimos anos, as vagas serão exclusivas para candidatos negros.

Nesse tipo de programa os profissionais são preparados para assumirem cargos de liderança. Após isso podem ser contratados pela empresa, como aconteceu com os trainees de 2020, que foram promovidos.

Esse tipo de programa é uma grande oportunidade para os profissionais que estão enfrentando dificuldades de conquistar uma vaga de emprego e ingressar no mercado de trabalho.

Trainee exclusivo para negros

O programa deve ser apenas para pessoas negras, como aconteceu em 2020. Na ocasião a empresa recebeu uma enxurrada de comentários racistas em suas redes sociais. A situação mostra o quanto a população negra ainda não tem oportunidade de ocupar diversos espaços, o quanto essa população é recriminada por buscar um alto cargo.

Programa de Trainee Magalu

O programa ficou três anos sem acontecer porque a empresa estava fazendo uma reorganização, com a redução de pessoa. Assim, não fazia sentido abrir um processo seletivo.

“A ciclicalidade econômica negativa dificulta promoções. Nós reduzimos quadro em 2022 e 2023. Então, é mais complexo promover ao mesmo tempo em que se faz baixa de quadro. Tanto é que fizemos mais um programa de trainee em 2021 e depois tivemos um hiato. Não fazia sentido ter mais programa se a gente estava fazendo reduções de quadro. Agora, devemos retomar entre o fim deste ano e o próximo”, afirmou Frederico Trajano, presidente do Magalu à Folha de S. Paulo.

Além do trainee para negros o Magalu também planeja lançar o programa para outras áreas específicas, como tecnologia. Mas, nesse caso não necessariamente o programa será voltado a esse público.

No ano de 2020 o programa selecionou 19 jovens através das ações afirmativas, desse total, 14 continuaram no Magalu assumindo novos postos através de promoções de cargo e salário.

Os demais acabaram deixando a companhia por terem recebido propostas de outras empresas.

Nem 2021, nem 2022, nem 2023: empresa abre novas vagas para ser CLT PREMIUM
e grupo exclusivo é beneficiado
(Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

Vantagens do programa de trainee

A principal vantagem é que os programas são realizados por grandes empresas, aliado a isso está o fato de que os trainees são profissionais recém-formados, que muitas vezes têm dificuldades de ingressar no mercado de trabalho.

Muitas vezes as empresas criam programas voltados a públicos específicos, como os negros e as mulheres. Com isso pessoas que, geralmente, têm mais dificuldade em conquistar um cargo têm mais oportunidade.

“Tem muita gente excepcional, de muito talento, de muita qualidade, mas simplesmente, nós não estávamos conseguindo atrair essas pessoas ou elas mesmas não estavam sentindo que o programa de trainee era para elas. Eu sabia que, uma vez que essa engrenagem funcionasse, as coisas iriam andar mais naturalmente. A gente sempre quis os talentos negros”, acrescentou Trajano.

Além do salário atrativo os trainees têm acesso a todos os direitos/benefícios trabalhistas do CLT.

Ainda não há informação de quando o programa será lançado, possivelmente isso acontecerá apenas em 2025. Para saber sobre essa e outras vagas, acompanhe a editoria de carreiras do FDR.

YouTube video player
Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile