Black Friday COMEÇANDO! Procon faz importante alerta de segurança aos consumidores

Em todos os estados o PROCON (Procuradoria de Proteção e Defesa do Consumidor) tem intensificado a fiscalização na Black Friday. Isso porque, neste momento é comum que o consumidor seja “passado para trás” com algumas ofertas mal intensionadas. 

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Black Friday COMEÇANDO! Procon faz importante alerta de segurança aos consumidores
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Cada estado possuí o seu Procon. O órgão público é responsável por fiscalizar os comércios, a fim de proteger o direito do consumidor. Durante essa semana da Black Friday a instituição tem intensificado suas ações, e feito alertas para que o cidadãos se protegem de golpes.

Desde o dia 30 de outubro, quando foi lançado um canal para comunicação direta sobre problemas na Black Friday, o Procon-SP já registrou 1.467 atendimentos. O que incluí reclamações registradas no site e consultas e orientações feitas pelas redes sociais. 

Na última quarta-feira (27) foi publicada esta lista pelo Procon de São Paulo contabilizando os sites que tiveram o maior número de reclamações. O topo é liderado pela Sephora (Dotcom) que teve 83 queixas registradas. 

Como não cair em golpes na Black Friday?

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) lançou uma cartilha com dicas e orientações para que os consumidores não caiam em golpes durante a Black Friday. 

Há possibilidade de devolver o que foi comprado e pedir o seu dinheiro de volta, para isso é necessário fazer a compra em um local seguro. 

Entre as recomendações da Senacon estão:

 

 

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Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
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