A Black Friday será realizada nesta sexta-feira (29/11) e os brasileiros já estão ansiosos para os descontos. Porém, é preciso ficar de olho nos produtos que tiveram seu preço modificado e o consumidor não cair na “Black Fraude”.
Segundo o jornal O Globo, uma prática comum todos os anos durante o período de descontos é os comerciantes aumentarem o preço na véspera da promoção e aplicarem descontos, enganando o consumidor com um falso desconto.
A especialista Jamille Novaes comenta sobre o Black Friday, confira.
Produtos que tiveram preço modificado antes da Black Friday
Geladeiras:
-
Entre 1º de outubro e 11 de novembro, o preço das geladeiras aumentou 18%;
-
Também houve um aumento de 20,02% na procura por geladeiras nesse período.
-
Preço médio:
-
Outubro: R$ 3.049.
-
Novembro: R$ 3.598.
-
Exemplo: Uma geladeira Brastemp de 554 litros passou de R$ 2.900 em outubro para R$ 6.000 em novembro.
Celulares e smartphones
-
Aumento de 11,42%, de R$ 2.102 em outubro para R$ 2.342 em novembro.
TVs
-
Aumento de 45,31% nas buscas, mas o preço médio diminuiu levemente (-0,45%), de R$ 2.446 para R$ 2.435.
Vídeo Games e Tablets
-
O preço dos videogames caiu (-15,17%) e o dos tablets teve uma leve queda (-0,21%).
Dicas antes de comprar na Black Friday
-
Pesquise e compare preços para ter uma noção do valor real dos produtos;
-
Faça uma lista do que precisa comprar;
-
Evite compras por impulso;
-
Pesquise a reputação das lojas e sites onde pretende fazer suas compras;
-
Leia as avaliações sobre o produto e a loja;
-
Saiba quais são os seus direitos como consumidor, como a possibilidade de troca e garantia dos produtos adquiridos.
Nada de Black Friday na sexta 29/11: revelado o melhor horário para fazer comprinhas na quinta 28/11
Os brasileiros já estão ansiosos para as comprinhas da Black Friday nesta sexta-feira (29). Porém, a plataforma Promobit estimou que os melhores descontos estão entre às 22h da quinta-feira (28) e 1h da sexta.
Isso porque, segundo a Folha de S.Paulo, os números são baseados no comportamento do varejo e na quantidade média de promoções publicadas, além da porcentagem de descontos entre os últimos 3 anos.