Aviso emitido para quem toma um cafézinho: governo lista 7 marcas impróprias para consumo

Gosta de tomar aquele cafézinho de manhã ou após o almoço? É bom prestar atenção: o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou uma lista com sete marcas e lotes de café que foram consideradas impróprias para o consumo. 

Aviso emitido para quem toma um cafézinho: governo lista 7 marcas impróprias para consumo
Imagem: Reprodução Google

 

Segundo a Folha de S.Paulo, os cafés foram desclassificados após serem encontradas matérias estranhas e impurezas acima do limite pelo Mapa. 

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Entenda quais são as marcas de café que foram consideradas impróprias para o consumo 

  • Foram identificados matérias estranhas e impurezas acima do limite;

  • Porém, essas matérias podem ser de qualquer natureza que não tem relação com o café, como grãos ou sementes de outras espécies vegetais, areia, pedras ou torres;

  • As impurezas podem estar relacionada do próprio cafeeiro, tipo cascas e paus;

Veja quais foram as marcas que foram reprovadas na análise: 

  • Cooperbac;

  • Fino Sabor Superior;

  • Rio Preto;

  • Pedrosa;

  • Caseiro Mineiro;

  • Café Pioneiro. 

Os consumidores que compraram os produtos devem interromper seu consumo e podem solicitar a substituição conforme o Código de Defesa do Consumidor.

Segundo o ministério, a divulgação da lista está sendo feita após análise dos laudos laboratoriais e notificação das empresas. O órgão também determinará o recolhimento dos produtos inadequados.

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As marcas são:

  • Málaga;

  • Rio Negro;

  • Quinta de Aveiro;

  • Cordilheira;

  • Serrano;

  • Oviedo; 

  • Imperial; 

  • Ouro Negro;

  • Carcavelos;

  • Pérola Negra;

  • E La Ventosa. 

As marcas Serrano e Cordilheira já tinham sido proibidas pela Anvisa. Os supermercados que continuarem vendendo os produtos citados acima poderão ser responsabilizados.

Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).