Hoje não é apenas a última sexta-feira do mês de novembro, neste dia 29 também é feita oficialmente a Black Friday. Embora o comércio já tenha aquecido as vendas durante todo esse mês, hoje as melhores ofertas serão lançadas e os consumidores estarão atentos a isso.
Hoje (29) é o dia em que os comércios esperam zerar todo o estoque de produtos que foram colocados na Black Friday. Para isso, alguns shoppings e lojas de rua já anunciaram que vão extender seu horário de funcionamento para conseguir atender a demanda.
Em Campinas (SP), por exemplo, as lojas da região central da metrópole abriram mais cedo, às 8h, e estarão atendendo os clientes até as 21h. Os shoppings da cidade também vão acompanhar essa extensão e ficarão abertos até às 23h.
A expectativa para esse ano é otimista. Em entrevista a CNN Brasil, Gladys Salvanha, diretora de negócios do Google, afirmou que as empresas estão mais ativas para atender os consumidores. E que os clientes estão buscando mais segurança nas suas aquisições.
Segundo a apuração do Google, os ramos de casa e construção, móveis e utilidades domésticas lideram as buscas da Black Friday. Logo em seguida, vem a tradicional procura por eletrônicos, com aumento de 40% das buscas comparado as pesquisas feitas durante outubro.
Como encontrar as melhores ofertas da Black Friday?
Não tem outra maneira de encontrar as melhores ofertas da Black Friday que não seja pesquisando. Dedicar pelo menos de 10 a 15 minutos para comparar os preços antes de fechar a compra é muito importante.
E essa recomendação, já feita por muitos especialistas, vale tanto para as compras online como para as presenciais. Principalmente no comércio de rua é possível conseguir ainda mais desconto porque a concorrência é maior.
Nos shoppings os valores costumam seguir um padrão, mas entre uma negociação e outra é possível fechar a sua compra pagando menos.
O que pode ajudar a encontrar as melhores ofertas durante essa Black Friday são:
- Usar a opção “Google Shopping”. Neste caso é preciso pesquisar por um produto específico e o sistema dará as opções de compra, com as lojas mais populares e seus valores;
- Acompanhar as redes sociais das lojas que você mais gosta, ou do shopping e galeria que tem as lojas que costuma comprar. Durante toda essa sexta-feira serão postadas as ofertas;
- Ativar as notificações do seu celular para receber mensagens dos Apps como Shopee, Mercado Livre, Shein e outros, que durante todo o dia estarão avisando sobre os produtos que entraram em oferta.
Como comparar preços na Black Friday
Como a principal dica dos especialistas é que consumidor compare o preço do produtos da Black Friday antes de comprar, confira alguns sites e portais que podem ajudar nessa tarefa.
- Compare TechTudo
Especializado em produtos do meio eletrônico, o TechTudo dá ao consumidor a oportunidade de comparar os valores de celulares, TVs, jogos, notebooks, entre outros itens.
Famoso portal comparador de preços, o Zoom garante que é realizada uma pesquisa sobre cada loja antes de fazer a indicação. Foi criada uma aba específica para buscas relativas a Black Friday.
Um dos diferenciais do sistema do Buscapé é a possibilidade de conseguir adquirir produtos de pequenos varejistas, além de oferecer o cartão Buscapé que não possui anuidade e garante 2% de cashback nas compras. A pesquisa é bem simples e acontece por categoria ou barra de busca.
A ferramenta do JáCotei tem recursos como gráfico com variação de preço de cada produto, alerta de preço e criação de lista de desejos. Na primeira página já ficam disponíveis as lojas com promoção e melhores ofertas.
- Escolha Segura
Este não é um site, mas um plugin que deve ser instalado e que permite a comparação de preço de um determinado produto em diferentes lojas. Sempre que o consumidor acessar o site dos principais centros de comércio do país o sistema reconhece as informações e vai comparando conforme o cliente navega.
- Google Shopping
Sem a necessidade de instalar qualquer programa ou acessar um site específico, ao fazer uma busca no site do Google a própria plataforma mostra onde é possível encontrar aquele produto para compra online.
Na opção “Google Shopping” o consumidor consegue ainda comparar os valores. Mas atenção, porque é feita uma junção de todos os portais que fornecem aquele item, sem considerar se ele é falso ou confiável.