O governo federal já sinalizou que pretende fazer mudanças no saque do FGTS. Com isso os trabalhadores poderão ser contemplados com saques retroativos das quantias acumuladas desde 2019. A expectativa é de que R$ 22 bilhões serão liberados.
O saque-aniversário do FGTS está com os dias contados, o que preocupa muita gente. Contudo, esse encerramento pode ser bom para os trabalhadores que possuem valores retidos. Isso porque possivelmente as quantias serão liberadas.
Saque retroativo do FGTS
Ao aderir ao saque-aniversário o saldo da conta do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço do trabalhador fica bloqueado por 24 meses.
Com isso, se ele for demitido nesse período recebe apenas a multa de 40%. A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta sobre o saque-aniversário, confira.
Se a modalidade realmente acabar é possível que 7,2 milhões de trabalhadores saquem valores que somam R$ 22 bilhões, informa o portal Mix Vale. Esses são os valores estimados que atualmente estão bloqueados após a adesão do trabalhador ao saque-aniversário.
No entanto, ainda não há grandes informações sobre esse encerramento do saque-aniversário e a liberação dos valores.
Substituto do saque-aniversário
Ainda é necessário aguardar o anúncio oficial, mas a previsão é de que o saque-aniversário seja substituído por uma linha de crédito. Os juros seriam mais baixos e as parcelas descontadas direto do saldo da conta, no estimo de um empréstimo consignado.
Essa opção não tem sido bem-vista, afinal, no modelo atual o saque-aniversário não causa o endividamento dos trabalhadores.
Se de fato essa for a alternativa adotada, é possível que um ranking com as taxas de juros seja criado através do e-Social.
O consignado já é possível atualmente quando o trabalhador deseja adiantar as parcelas dos próximos anos. Nesse sistema o valor que ele tem direito é dado como garantia.