Você sabia que não serão todas as pessoas que receberão 100% da sua remuneração pelo 13º salário? Embora o benefício tenha sido nomeado como um salário extra, nem sempre ele vai conceder a quantia total recebida mensalmente. Existem fatores que influenciam nisso.
O 13º salário é um pagamento feito para todos os trabalhadores que atuam com carteira assinada. Para receber é necessário ter trabalhado por no mínimo 15 dias consecutivos em 2024 dentro desse regime regular.
São feitos dois pagamentos no ano, a primeira parcela igual a 50% do que o trabalhador tem direito, e que normalmente é igual ao seu salário mensal. E a parcela com os outros 50%, mas tendo desconto para contribuição previdenciária e Imposto de Renda.
O primeiro depósito deve acontecer até 30 de novembro, mas como esse ano a data acontece em um sábado, os empregadores farão o depósito até sexta-feira (29). E o segundo depósito precisa ocorrer até 20 de dezembro.
Quem pode receber menos de 50% do seu salário no 13º?
Em novembro todos receberão 50% do valor do 13º salário que têm direito. No entanto, nem sempre essa quantia vai equivaler a 50% da sua remuneração mensal.
O valor pode ser inferior a metade do seu pagamento quando o trabalhador atuou na empresa por menos de 12 meses consecutivos. Neste caso, o cálculo do seu benefício será proporcional ao período trabalhado e será menor que um salário mensal.
Para chegar a 100% do que o trabalhador tem direito, o empregador vai:
- Dividir o valor do seu salário bruto por 12;
- Multiplicar pelo número de meses trabalhados no último ano;
- O resultado equivale ao 13º integral, será preciso dividir essa quantia em duas parcelas;
- 1ª parcela: 50% do que o trabalhador tem direito;
- 2ª parcela: 50% do que o trabalhador tem direito – os descontos.
- A segunda parcela terá desconto do INSS (obrigatoriamente) e do Imposto de Renda (para quem for contribuinte).
Quem faltou por mais de 15 dias consecutivos sem justificativa terá desconto de 1 mês inteiro no pagamento do 13º.