Novo vazamento de dados do PIX é revelado; isso dá direito à indenização? Entenda quais os casos

Os brasileiros foram surpreendidos com um anúncio do Banco Central: um novo vazamento de dados do Pix foi registrado. Este é o 12º vazamento no ano. 

Novo vazamento de dados do PIX é revelado; isso dá direito à indenização? Entenda quais os casos
Imagem: Agência Brasil

 

O incidente envolve informações da Cronos Instituição de Pagamento LTDA, em razão de falhas pontuais em sistemas dessa instituição. Apesar disso, os dados que foram vazados não permitem a movimentação de recursos e nem acesso às contas bancárias das vítimas. 

A especialista Laura Alvarenga comenta sobre o Pix, confira

Entenda o novo vazamento de dados do Pix 

Segundo o jornal O Globo, 1.378 chaves tiveram os seus dados cadastrais vinculados. Veja quais foram: 

As vítimas que tiveram seus dados cadastrais vazados serão notificadas pelo  aplicativo da instituição financeira. Outros tipos de comunicação, como mensagens por aplicativos ou ligações serão realizadas pela instituição financeira e pelo BC. 

Meus vazos do Pix foram vazados, posso pedir indenização? 

De acordo com a Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), apesar de ser uma falha no tratamento de informações pessoais, o vazamento não tem a capacidade de gerar dano moral indenizável. Geralmente, os dados vazados são de natureza comum e não classificados como sensíveis.

Usuários do pix são pegos de surpresa: regras para 2025 mudam TUDO e começam já a partir de 01/2025

As instituições financeiras devem ficar de olho para não serem pegas de surpresa na virada do ano: as regras para solicitar a adesão ao Pix mudarão a partir de 1º de janeiro de 2025. 

A informação foi confirmada pelo Banco Central, que informou que o objetivo é aprimorar a segurança e o controle do sistema, restringindo o acesso às instituições que seguem regulamentação específica para operar no mercado financeiro. 

A solicitação precisa ser feita até 31 de dezembro de 2024 e as instituições já no Pix terão prazos específicos. Veja:

 

YouTube video player
Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
Sair da versão mobile