Nem carne, nem café: preços aumentam absurdamente e substituições são reveladas; confira

O aumento no preço de alguns itens tradicionalmente presentes na feira dos brasileiros têm levado muitos consumidores a passar sufoco no momento da compra. Para equilibrar as contas em casa, alguns brasileiros estão precisando buscar substituições dos alimentos como café e carne que estão passando por uma alta significativa de preço. 

Nem carne, nem café: preços aumentam absurdamente e substituições são reveladas; confira. (Imagem: FDR)

Com a alta do dólar, o preço da carne apresentou uma alta significativa nos últimos dias. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o quilo da carne ficou 2,97% mais caro em setembro. O índice foi revelado durante a última pesquisa de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) divulgada pelo órgão.

De acordo com a especialista do FDR, Lila Cunha, o percentual representa o maior avanço no preço da carne desde dezembro de 2020. A pesquisa revelou ainda que o aumento não ficou concentrado em apenas um corte, encarecendo o produto para os consumidores. 

Além da carne, o café também registrou uma alta considerável nos últimos dias. Segundo o Jornal O Globo, cafés do tipo Arábica e Robusta atingiram níveis recorde de aumento exigindo mais do orçamento familiar.

Além disso, uma seca nas plantações também reduziu a perspectiva de produção. Com isso, o aumento deverá continuar a ser sentido no bolso de quem gosta da bebida. Por isso, a recomendação é de que o consumidor busque alternativas para economizar na compra dos itens. 

Saiba como economizar na hora da feira e garantir os melhores preços:

  • Uma dica para o consumidor é procurar por promoções nos supermercados;
  • Tradicionalmente, ofertas são realizadas ao longo da semana como forma de atrair os compradores;
  • A dica é de que o consumidor esteja atento ao calendário para garantir o melhor preço;
  • Além disso, também é possível buscar por substituições;
  • No caso da carne, alguns cortes menos nobres que costumam ter o menor valor e podem ser usados como substitutos;
  • Para o café, a dica são chás que também contém cafeína mas costumam ter menor preço;
  • O consumidor também pode optar por bebidas energéticas que costumam entrar em promoção especialmente em mercados atacadistas. 

Saiba outras dicas sobre como economizar na feira neste link

 

Danielle SantanaDanielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.