Algumas pessoas têm dúvidas sobre as dívidas, especialmente no fim de ano quando é época de ir às compras. Nem todos sabem, mas é possível cancelar os débitos e voltar a ter o nome limpo. O FDR ensina como, confira.
As dívidas em atraso são uma grande dor de cabeça para os consumidores, até porque com o nome sujo o acesso a crédito acaba sendo mais difícil. No entanto, é possível cancelar os débitos e voltar a ter o nome limpo ainda nesses últimos dias do ano.
Com o nome sem dívidas é possível aproveitar as ofertas e fazer as compras de Natal, veja quais são os produtos mais procurados nesta época.
É verdade que o nome limpa depois de 5 anos?
Existe um mito de que após cinco anos de dívida ela “deixa de existir” e o nome do comprador é limpo. No entanto, não é exatamente isso que acontece.
De fato, depois de cinco anos o nome é limpo, mas a dívida não desaparece. Ocorre que depois desse prazo o credor não pode fazer a cobrança judicial, ou seja, não pode cobrar na justiça.
Na prática, depois de cinco anos só poderá ser feita a cobrança extrajudicial, o que acontece através de ligações telefônicas ou correspondências, por exemplo.
Um detalhe importante, se você renegociar a dívida o prazo de cinco anos começa a contar novamente, assim, o pagamento deve ser feito dentro do prazo, informa o SPC Brasil.
Por outro lado, as dívidas com mais de cinco anos não influenciam no score do cidadão.
Todas as dívidas caducam?
Praticamente todas as dívidas de consumo caducam, no entanto, os débitos que têm um prazo maior para o pagamento não entram nessa regra de cinco anos. Isso inclui as dívidas fiscais, como impostos e multas de trânsito, por exemplo, algumas podem ser até mesmo imprescritíveis.
No caso das dívidas com cartão de crédito e bancos é importante ter uma ação especial, isso porque elas podem influenciar no acesso a serviços financeiros.
Por exemplo, pegar um empréstimo pode ser mais difícil quando na análise financeira o banco perceber que o cliente está inadimplente. Afinal, como dito antes, a dívida não deixa de existir.
Isso acontece porque o histórico de inadimplência dos consumidores são registrados nos órgãos citados acima em outros como o Registrato (do Banco Central) e o Cadastro Positivo.
É sempre bom lembrar que nessas consultas que as empresas fazem para liberar crédito não importa a origem ou o valor da dívida, mesmo que ela seja pequena é possível que impeça o acesso ao crédito.
Cancelamento de dívidas
Embora a dívida que prescreveu não possa ser cobrada na justiça, o devedor tem a obrigação de fazer o pagamento. Até porque estar endividado pode trazer muitos problemas, inclusive a perda de bens, entenda.
Uma das alternativas dos consumidores é aproveitar as condições do Feirão Serasa Limpa Nome.
Com ele é possível ter até 90% de desconto e voltar a ter o nome limpo em até sete dias. O próprio SPC Brasil também oferece condições especiais para a renegociação das dívidas, com os mesmos 90% de desconto.
Lembrando que o ideal é não esperar a dívida caducar para voltar a ter o nome limpo, até porque até lá o acesso ao crédito deve ser mais difícil.
Sem dinheiro para pagar a sua dívida? O décimo terceiro salário pode ser a melhor alternativa para você limpar o seu nome sem assumir outro débito.
A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta sobre o 13º, confira.