Dívida dos brasileiros pode ser CANCELADA neste fim de ano; veja como ter direito

Algumas pessoas têm dúvidas sobre as dívidas, especialmente no fim de ano quando é época de ir às compras. Nem todos sabem, mas é possível cancelar os débitos e voltar a ter o nome limpo. O FDR ensina como, confira.

As dívidas em atraso são uma grande dor de cabeça para os consumidores, até porque com o nome sujo o acesso a crédito acaba sendo mais difícil. No entanto, é possível cancelar os débitos e voltar a ter o nome limpo ainda nesses últimos dias do ano.

Com o nome sem dívidas é possível aproveitar as ofertas e fazer as compras de Natal, veja quais são os produtos mais procurados nesta época.

É verdade que o nome limpa depois de 5 anos?

Existe um mito de que após cinco anos de dívida ela “deixa de existir” e o nome do comprador é limpo. No entanto, não é exatamente isso que acontece.

De fato, depois de cinco anos o nome é limpo, mas a dívida não desaparece. Ocorre que depois desse prazo o credor não pode fazer a cobrança judicial, ou seja, não pode cobrar na justiça.

Na prática, depois de cinco anos só poderá ser feita a cobrança extrajudicial, o que acontece através de ligações telefônicas ou correspondências, por exemplo.

Um detalhe importante, se você renegociar a dívida o prazo de cinco anos começa a contar novamente, assim, o pagamento deve ser feito dentro do prazo, informa o SPC Brasil.

Por outro lado, as dívidas com mais de cinco anos não influenciam no score do cidadão.

Dívida dos brasileiros pode ser CANCELADA neste fim de ano; veja como ter direito
 (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

Todas as dívidas caducam?

Praticamente todas as dívidas de consumo caducam, no entanto, os débitos que têm um prazo maior para o pagamento não entram nessa regra de cinco anos. Isso inclui as dívidas fiscais, como impostos e multas de trânsito, por exemplo, algumas podem ser até mesmo imprescritíveis.

No caso das dívidas com cartão de crédito e bancos é importante ter uma ação especial, isso porque elas podem influenciar no acesso a serviços financeiros.

Por exemplo, pegar um empréstimo pode ser mais difícil quando na análise financeira o banco perceber que o cliente está inadimplente. Afinal, como dito antes, a dívida não deixa de existir.

Isso acontece porque o histórico de inadimplência dos consumidores são registrados nos órgãos citados acima em outros como o Registrato (do Banco Central) e o Cadastro Positivo.  

É sempre bom lembrar que nessas consultas que as empresas fazem para liberar crédito não importa a origem ou o valor da dívida, mesmo que ela seja pequena é possível que impeça o acesso ao crédito.

Dívida dos brasileiros pode ser CANCELADA neste fim de ano; veja como ter direito
 (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

Cancelamento de dívidas

Embora a dívida que prescreveu não possa ser cobrada na justiça, o devedor tem a obrigação de fazer o pagamento. Até porque estar endividado pode trazer muitos problemas, inclusive a perda de bens, entenda.

Uma das alternativas dos consumidores é aproveitar as condições do Feirão Serasa Limpa Nome.

Com ele é possível ter até 90% de desconto e voltar a ter o nome limpo em até sete dias. O próprio SPC Brasil também oferece condições especiais para a renegociação das dívidas, com os mesmos 90% de desconto.

Lembrando que o ideal é não esperar a dívida caducar para voltar a ter o nome limpo, até porque até lá o acesso ao crédito deve ser mais difícil.

Sem dinheiro para pagar a sua dívida? O décimo terceiro salário pode ser a melhor alternativa para você limpar o seu nome sem assumir outro débito.

A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta sobre o 13º, confira.

YouTube video player
Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile