Como controlar as despesas de fim de ano: dicas para celebrar sem estourar o orçamento

As despesas de fim de ano podem pesar no bolso de muita gente, especialmente de quem já contraiu dívidas ao longo do ano. Com dicas simples o FDR te ajuda a celebrar sem ter dor de cabeça depois, confira.

Como controlar as despesas de fim de ano: dicas para celebrar sem estourar o orçamento
(Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

É Black Friday, Natal, Ano Novo que somadas geram as despesas de fim de ano. Nesse momento se o consumidor não tiver cuidado acaba entrando 2025 com dívidas que podem até mesmo sujar seu nome. O FDR te ajuda a não ter essa dor de cabeça.

Lembrando que estar endividado pode trazer problemas sérios para os consumidores, que podem até mesmo perder bens, entenda.

Como celebrar o fim de ano sem estourar o orçamento?

Dicas para economizar nas compras dos presentes de Natal

Aproveite a Black Friday

Essa é a semana ideal para ir às compras e aproveitar as ofertas, não tem dinheiro agora? Sem problemas, muitas lojas prorrogam as ofertas até o mês de dezembro.

Outra alternativa é fazer compras virtuais, a nossa dica é conferir o prazo de entrega para ter certeza que o item chegará a tempo, até porque nesse fim de ano o número de entregas aumenta.

Como controlar as despesas de fim de ano: dicas para celebrar sem estourar o orçamento
(Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

Cuidado com os golpes

A época de promoções é também aquela em que crescem o número de golpes contra os consumidores. As armadilhas estão especialmente na internet, com anúncios atrativos e descontos inacreditáveis.

Por isso, atenção na hora de ir às compras, uma dica extra é pagar com o cartão de crédito e usar o cartão virtual. Se algum problema acontecer, você pode fazer o cancelamento facilmente e solicitar um novo.

Já tem dívida? Não faça uma nova

Se você já tem uma dívida, não faça uma nova antes de pagar a anterior, mesmo que a oferta seja imperdível. Os débitos vão se acumular, somar juros e taxas e ficarão cada vez mais difíceis de serem quitados.

O ideal é usar sua reserva de dinheiro, economizar um pouco ou até pegar o 13º salário para pagar o débito.

A especialista Lila Cunha, especialista do FDR, comenta sobre o 13º salário e a Black Friday, confira.

Lembrando que no começo do ano temos dívidas fixas, como o IPVA, material escolar, IPTU entre outros. Em alguns casos existe a possibilidade de parcelar essas dívidas.

Preciso mesmo comprar esse item?

Essa pergunta deve ser feita sempre que você se deparar com aquela promoção incrível. O desconto pode até ser bom, mas você realmente precisa do produto? Ele não vai ficar no canto acumulando poeira? Existe alguma outra prioridade neste momento?

Se a resposta for positiva para algum dessas perguntas, não compre o produto.

No Hub de Educação da B3 você confere mais dicas de educação financeira e planejamento.

YouTube video player
Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile