Auditoria do INSS revela descontos indevidos em mais de 1 milhão de idosos

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) realizou uma auditoria onde foi detectado que pelo menos 1 milhão de pessoas tiveram descontos indevidos em seu salário. Isso acontece quando associações e entidades fazem desconto no benefício sem pedir autorização ao titular. 

inss
Auditoria do INSS revela descontos indevidos em mais de 1 milhão de idosos
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Desde março deste ano o INSS tem apurado os registros de reclamações e denúncias sobre débitos indevidos no benefício previdenciário. O levantamento mostrou que de janeiro de 2023 a janeiro de 2024, houve 1 milhão de reclamações tratando do assunto. 

Essas associações e entidades são representantes dos aposentados, ou ainda, são organizações que oferecem algum tipo de serviço para essa classe. Por exemplo, descontos em consultas médicas, serviços jurídicos, e até mesmo em clubes de convivência, academias e outros. 

O problema não está no serviço oferecido, mas sim no recebimento que é irregular. Muitos aposentados se quer autorizam essa contribuição, mas acabam tendo seu benefício diminuído para pagar uma associação que não usam. 

Como excluir desconto indevido do salário pelo Meu INSS?

Quem reconhece um desconto indevido no seu pagamento pode pedir pelo cancelamento usando o Meu INSS. Após o pedido, a empresa será notificada e deve suspender os novos descontos a partir daquele momento. 

Medidas do INSS para diminuir os descontos indevidos

Segundo o INSS, em março quando foi publicada a Instrução Normativa PRES/INSS nº 162, uma série de medidas começaram a valer a fim de regularizar a prática de descontos nos saláriosComo:

Entidades que têm acordo com o INSS

Atualmente, 37 empresas têm ACT (Acordos de Cooperação Técnica) para realizar descontos de mensalidades associativas no salário do INSS. Isso se os aposentados e pensionistas solicitarem ou autorizarem essa medida. 

Pedido de reembolso pelos descontos no salário do INSS

O aposentado ou pensionista que se sentir lesado pelos descontos em seu salário que aconteceram sem sua autorização, pode pedir pelo reembolso dessa quantia

A responsabilidade da devolução não é do INSS, mas sim da entidade que debitou os valores sem pedir para o dono da conta. A orientação dada pelo Instituto é:

Além disso, denúncias sobre descontos não autorizados de associações ou entidades podem ser registradas diretamente no Portal Consumidor.Gov (https://www.consumidor.gov.br/) e na Ouvidoria do INSS, através do Plataforma Fala BR (https://falabr.cgu.gov.br/web/home).

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile