Parceria para banca de exames dos Concursos Nacionais foi confirmada; veja os detalhes

Depois da realização do CNU (Concurso Nacional Unificado), aplicado em todo país para preencher vagas em cargos públicos, o governo federal tem se planejado para os próximos concursos nacionais. Para isso, deve fixar a parceria com uma banca organizadora. 

concurso
Parceria para banca de exames dos Concursos Nacionais foi confirmada; veja os detalhes
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

A Fundação Cesgranrio foi a responsável por organizar a aplicação do CNU, e também deve ser a empresa escolhida pelo governo federal para aplicação do concurso da Petrobras. A ideia é manter a parceria com a Fundação até 2028, para que outras seleções sejam feitas por eles. 

Entre os anos de 2016 e 2021, a Cesgranrio foi responsável por conduzir três processos seletivos significativos para a Petrobras. Naquela época foram preenchidas vagas em 2017 e posteriormente em 2018.

Depois da participação da mesma banca organizadora no CNU, que contou com mais de 900 mil candidatos presentes, a confiança na Cesgranrio aumentou. 

Como seria um concurso da Petrobras feito pela Cesgranrio?

Observando a última edição de um concurso da Petrobras que foi organizado pela Cesgranrio, em 2017, é possível ter alguns parâmetros sobre como vai funcionar essa seleção. 

Naquela época foram trazidos dois editais que tiveram como pontos de destaque o fato de que:

Neste edital as provas aconteceram outubro de 2017. Depois, em março de 2018 outra prova ocorreu, neste caso apenas com vagas para cargos de nível superior como Administração, Direito, Sistemas de Informação, Contabilidade, e outros. 

Os admitidos daquela época foram contratados para receber entre R$ 9.786,14 e R$ 10.544,04. E além da prova objetiva com conhecimentos gerais, eles tiveram que participar de uma avaliação com questões específicas. 

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile