INSS ensina como aposentado pode cortar desconto indevido do seu salário

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) publicou uma orientação para que os aposentados e pensionistas consigam cancelar os descontos indevidos em seus salários. Esses são descontos que são feitos para contribuir para associações e sindicatos. 

inss
INSS ensina como aposentado pode cortar desconto indevido do seu salário
(Foto: Jeane de Oliveira/FDRP)

Muitas vezes os descontos de associações e entidades vínculadas aos aposentados e pensionistas do INSS não foram autorizados pelo próprio segurado. Isso acontece por um tipo de fraude que essas empresas aplicam, e que diminuí o valor final do benefício. 

Há quem concorde em contribuir para essas organizações, a fim de usufruir de vantagens como descontos em clínicas médicas, advogados, e até mesmo em clubes. Mas, quando a contribuição é feita sem o consentimento do cidadão é possível pedir pelo cancelamento. 

Como excluir desconto indevido de salário pelo Meu INSS

Em março deste ano o INSS começou a apurar uma série de reclamações dos segurados sobre descontos que estavam acontecendo indevidamente em seus salários. De janeiro de 2023 a janeiro de 2024 o número de reclamações chegou a 1 milhão.

Quem reconhece um desconto indevido no seu pagamento pode pedir pelo cancelamento usando o Meu INSS:

Ações do INSS para evitar os descontos indevidos 

Segundo o INSS, em março quando foi publicada a Instrução Normativa PRES/INSS nº 162, uma série de medidas começaram a valer a fim de regularizar a prática de descontos nos saláriosComo:

 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile