Semana se inicia com PAGAMENTO extra na conta de milhares de trabalhadores

Nesta semana milhares de pessoas serão beneficiadas com o pagamento extra de pelo menos 50% do seu salário na conta. A quantia vai ser paga para quem trabalha com carteira assinada, e é apenas a primeira parte do bônus liberado nesse final de ano. 

13º salário
Semana se inicia com PAGAMENTO extra na conta de milhares de trabalhadores
(Foto: FDR)

Até este sábado, 30 de novembro, a primeira parcela do 13º salário deve cair na conta de milhões de brasileiros. O pagamento é feito para quem trabalhou por no mínimo 15 dias com carteira assinada durante o ano de 2024, mesmo que tenha sido em um emprego temporário. 

Quem trabalhou por menos de 12 meses, ou seja, 1 ano, vai receber a quantia de forma proporcional. E aqueles que foram demitido sem justa causa tiveram acesso ao benefício junto com os pagamentos rescisórios, também de forma proporcional ao período trabalhado.

Quando caí o pagamento do 13º salário essa semana

A primeira parcela do 13º salário pode ser paga em qualquer dia dessa semana. O empregador tem até novembro para transferir a primeira cota ou fazer o pagamento em cota única. 

Mas vale lembrar que o depósito é único, ou seja, se aconteceu do trabalhador já ter tido acesso a essa quantia de forma adiantada, ele não recebe mais o benefício. 

Isso porque, os prazos são:

Valor liberado no 13º salário 

O abono do 13º salário será pago inclusive para Jovem Aprendiz, estagiário, empregado temporário, e outros. Desde que estejam ocupando cargos onde há contratação com carteira assinada. 

Nessa primeira parcela também entram os valores que foram somados em hora extra, na verdade é incluso uma média do quanto o trabalhador recebeu pelo trabalho a mais por semana. 

Para calcular a quantia que o funcionário tem direito a empresa deve:

Quem faltou por mais de 15 dias consecutivos sem justificativa terá desconto de 1 mês inteiro no pagamento do 13º.

 

 

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile