Preço da carne atinge recorde em 2024 e consumidor precisa seguir essas dicas para economizar; veja

Em alta em todo o país, o valor da carne tem assustado os brasileiros na hora das compras. Com um aumento significativo e acima da inflação, o item está exercendo um peso cada vez maior no carrinho e no orçamento familiar. Recentemente, o valor do quilo da carne atingiu recorde, levando os consumidores a buscarem alternativas para economizar.

Preço da carne atinge recorde em 2024 e consumidor precisa seguir essas dicas para economizar; veja. (Imagem: FDR)

Neste ano, a inflação – índice usado para medir a alta dos preços – chegou a 3,49%. No entanto, o aumento da carne já é de, em média, 6% ao longo do ano. De acordo com a especialista do FDR, Lila Cunha, essa diferença mostra que o avanço do item está desalinhado com a alta de outros produtos comprados pelo consumidor.

Nos últimos cinco anos, esse é o maior aumento registrado para a carne. Entre os cortes que mais passaram a pesar no bolso do consumidor, o destaque é o acém, com um aumento de 7,65%. Outros cortes como o músculo, com alta de 8,37%, e o patinho, com aumento de 6%, também se tornaram “vilões” da feira.

Saiba como economizar na compra da carne:

  • Uma das explicações para a alta do item está no avanço do dólar;
  • Com o aumento da cotação da moeda, a venda internacional se torna mais atrativa e pode diminuir a disponibilidade do item nos mercados brasileiros;
  • Com isso, os cidadãos precisam enfrentar a grande demanda contra a diminuição da oferta do produto, o que costuma encarecer o item;
  • Além disso, o aumento da renda no país também elevou o percentual de brasileiros que consomem carne rotineiramente;
  • Dessa forma, a procura pelo item também passou a ser maior nos últimos anos;
  • Para economizar, a dica é que o consumidor busque cortes alternativos;
  • Outro conselho é de que ele busque pelas promoções nos supermercados;
  • Atualmente, alguns estabelecimentos reservam dias da semana para proporcionar melhores preços;
  • Além disso, o consumidor deverá adquirir apenas o que precisa, evitando assim o desperdício tanto do alimento quanto de dinheiro.

Confira outras informações sobre como economizar na feira neste link.

 

Danielle SantanaDanielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.