Governo bate o martelo sobre mudanças no crédito consignado; decisão é revelada nos próximos dias e afeta trabalhadores

SãO PAULO (SP) — Criado para permitir a tomada de crédito com garantia, o modelo de crédito consignado é amplamente utilizado no Brasil. Por meio dele, os cidadãos podem solicitar empréstimos que terão parcelas descontadas diretamente da folha salarial. Por ter uma garantia, a modalidade de crédito permite maiores vantagens para o cidadão. No entanto, a perspectiva é de que o consignado passe por uma série de alterações em breve

Governo bate o martelo sobre mudanças no crédito consignado; decisão é revelada nos próximos dias e afeta trabalhadores. (Imagem: FDR)

Atualmente, o consignado está disponível especialmente para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). No entanto, o modelo também pode ser contratado por funcionários de empresas privadas. Para tal, é preciso que a empresa possua um convênio com alguma instituição financeira e realize a liberação do empréstimo.

De acordo com a especialista do FDR, Lila Cunha, a perspectiva é de que essa regra seja modificada em breve pelo Governo Lula. Com a alteração, o trabalhador da iniciativa privada poderá solicitar o empréstimo consignado de forma mais prática e rápida, sem depender da liberação do empregador.

Entenda como deverá ser a mudança do consignado do INSS:

Confira outras informações sobre pagamentos disponíveis para o trabalhador neste link.

 

YouTube video player
Daniele GomesDaniele Gomes
Formada em jornalismo, com experiência como repórter de economia e política, além de assessoria de imprensa e gestão de redes sociais.
Sair da versão mobile