Lula aprova continuação de serviço do INSS até fim de 2024; veja o que muda em 2025

Diante do aumento da demanda por benefícios previdenciários e da crescente fila de espera no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), o presidente Lula decidiu prorrogar o programa de enfrentamento à fila até o final de 2024. A medida, que tem o objetivo de agilizar a análise dos pedidos e reduzir o tempo de espera dos beneficiários, foi publicada em uma Medida Provisória (MP) na última quinta-feira (14).

Lula aprova continuação de serviço do INSS até fim de
2024; veja o que muda em 2025. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

Inicialmente instituído em novembro de 2023, o programa já havia sido prorrogado uma vez e estava previsto para terminar no final de setembro. No entanto, com a persistência da fila, o governo optou por estender o prazo por mais três meses.

A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o INSS, confira.

A fila do INSS

De acordo com matéria do InfoMoney, ao longo de 2024, a fila de espera do INSS oscilou, mas em setembro atingiu seu maior patamar, com quase 1,8 milhão de pessoas aguardando por um benefício. A maior parte desse número (cerca de 1,1 milhão) está aguardando há menos de 45 dias, enquanto outras 700 mil pessoas esperam há mais tempo.

O que muda com a prorrogação?

Com a prorrogação do programa, o INSS continuará a adotar medidas para agilizar o atendimento aos segurados, como:

  • Reforço do quadro de servidores: a contratação de novos servidores e a realocação de funcionários para as áreas mais críticas são algumas das medidas adotadas para dar conta da demanda;
  • Digitalização dos processos: a digitalização dos processos e a utilização de ferramentas tecnológicas permitem agilizar a análise dos pedidos e reduzir a burocracia;
  • Simplificação dos procedimentos: a simplificação dos procedimentos e a redução da documentação exigida também contribuem para acelerar o processo de concessão dos benefícios.

E para 2025?

A prorrogação do programa até o final de 2024 é uma medida importante para reduzir a fila de espera do INSS e garantir que os segurados recebam seus benefícios de forma mais rápida e eficiente. No entanto, o governo ainda precisa apresentar um plano de longo prazo para solucionar o problema da fila de forma definitiva.

 

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.