Aumento nos benefícios dos aposentados é revelado após nova decisão do governo

Responsável por atender os aposentados e pensionistas de todo o país, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) realiza anualmente um reajuste no valor que é pago para os seus segurados. O aumento é concedido logo no início do ano. Por isso, os beneficiários do órgão federal vivem a expectativa pelo anúncio do reajuste.

Aumento nos benefícios dos aposentados é revelado após nova decisão do governo. (Imagem: FDR)

Atualmente, o valor mínimo pago pelo INSS para os seus aposentados ou pensionistas é de R$ 1.412. No entanto, um reajuste deverá ser liberado já a partir de janeiro para os milhares de segurados pelo órgão. De acordo com a especialista do FDR, Lila Cunha, o aumento inicial deverá ser concedido para os cidadãos que recebem menores pagamentos pelo órgão.

Segundo a Agência Brasil, a perspectiva é de que o valor do salário mínimo em 2025 seja reajustado para R$ 1.509. Dessa forma, esse também deverá ser o novo valor a ser pago pelo INSS como mínimo. Isso porque os pagamentos realizados pelo órgão federal são vinculados ao salário mínimo. Assim, todos os reajustes são repassados para os aposentados ou pensionistas.

Entenda a política de reajustes do INSS:

  • O valor liberado é baseado no salário mínimo que deverá ter o novo valor informado em breve pelo Governo Federal;
  • Como o Governo Lula tem adotado uma política de valorização do mínimo, os reajustes têm sido realizados acima da inflação;
  • Já para quem recebe mais do que um salário mínimo, o reajuste praticado é definido pelo INSS;
  • No entanto, vale lembrar que o órgão está no alvo de um importante corte de gastos do Governo Federal;
  • A medida está sendo tomada com o objetivo de reduzir os gastos previstos para o Orçamento de 2025;
  • Por isso, a expectativa é de que o reajuste de quem recebe mais de um salário mínimo seja baseado apenas na inflação.

Confira outras informações sobre o reajuste dos pagamentos do INSS neste link.

 

Danielle SantanaDanielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.