Abono salarial e salário mínimo entram no plano de mudanças do governo Lula

Os próximos dias devem ser agitados na equipe de governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Isso porque, voltam a ser discutidos os planos para cortar gastos públicos no ano que vem. Com possibilidade de mudanças no valor do salário mínimo, e no público do abono salarial. 

corte de gastos
Abono salarial e salário mínimo entram no plano de mudanças do governo Lula
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

As discussões sobre o corte de gastos do ano que vem devem voltar nesta quinta-feira (21). Houve uma pausa nessa pauta porque o presidente Lula, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, estavam participando do evento G20, realizado no Brasil. 

Agora, há menos de um mês para o fim de 2024, a equipe econômica corre para conseguir achar uma solução que consiga caber todos os gastos públicos dentro do orçamento. Uma das ideias é modificar pagamentos como salário mínimo e abono salarial.

O salário mínimo é usado não só como referência para o pagamento do trabalhador, mas também como piso para pagamentos públicos. Logo, todo crescimento impacta diretamente nas contas do governo, trazendo despesas bilionárias. 

O abono salarial por sua vez é justamente um benefício que tem o salário mínimo como referência de valor. Ele é pago pelo governo aos trabalhadores que vivem em situação de baixa renda. 

O que pode mudar no abono salarial e salário mínimo em 2025?

Segundo uma matéria da Jovem Pam, estão nos planos do Ministério da Fazenda trazer mudanças para o salário mínimo e abono salarial.

A ideia que ainda está em discussão seria:

Como funciona hoje:

 

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile