MEI pode faturar até R$ 81 mil por ano ou R$ 6.750 por mês e ultrapassar o limite pode te causar PREJUÍZO; entenda

Os Microempreendedores Individuais (MEIs) têm uma série de vantagens para manter seu negócio regularizado e acessar benefícios, como a contribuição simplificada ao INSS e impostos reduzidos. Entretanto, há um limite de faturamento que os MEIs devem respeitar para não perderem o enquadramento nesta categoria.

Atualmente, o limite de faturamento anual do MEI é de R$ 81 mil, o que equivale a uma média de R$ 6.750 mensais. Esse teto é um dos principais pontos a serem observados para quem deseja manter o MEI ativo, pois ultrapassar esse valor pode trazer consequências financeiras e burocráticas.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre MEI, confira.

Limite de faturamento

O limite de faturamento do MEI é estabelecido para garantir que o regime seja destinado a pequenos empreendedores. Ao ultrapassar esse limite, o empreendedor demonstra um crescimento significativo de seus negócios, o que exige uma estrutura tributária mais complexa.

Assim, se o seu faturamento anual ultrapassar R$ 81 mil, você será desenquadrado do regime MEI e passará a ser considerado uma Microempresa (ME). Essa mudança acarretará em algumas consequências:

Além disso, existe uma tolerância de 20% sobre o valor limite, ou seja, você pode faturar até R$ 97.200 sem ser imediatamente desenquadrado do MEI. No entanto, nesse caso, você precisará pagar uma diferença de impostos retroativa ao mês em que ultrapassou o limite.

Vantagens de manter-se como MEI

Além do recolhimento simplificado de impostos, o MEI tem acesso a benefícios como aposentadoria, auxílio-doença e licença-maternidade, tudo isso com uma contribuição mensal que é, em média, inferior a R$ 70. Manter-se dentro do limite de faturamento permite que o empreendedor aproveite essas vantagens sem arcar com os custos mais elevados de uma Microempresa.

 

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Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.
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