Governo Lula anuncia reforço na fiscalização de cadastros do CadÚnico; veja quem pode ser afetado

Criado para reunir informações sobre os programas sociais do Governo Federal, o Cadastro Único também possibilita que os cidadãos tenham acesso a uma série de benefícios e vantagens. Atualmente, quem está inscrito na iniciativa pode receber pagamentos mensais por meio de importantes programas sociais como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), por exemplo.

Governo Lula anuncia reforço na fiscalização de cadastros do CadÚnico; veja quem pode ser afetado. (Imagem: FDR)

No entanto, um anúncio realizado recentemente pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), órgão responsável pela administração do CadÚnico, colocou os inscritos na iniciativa em alerta.

Buscando combater as fraudes no sistema e com isso reduzir o total de gastos com os programas sociais, o Governo Lula anunciou uma nova rodada de fiscalização do CadÚnico.

De acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, uma parceria entre os Tribunais de Contas dos estados brasileiros e o MDS deverá fortalecer a fiscalização da gestão do Bolsa Família. Para tal, será realizada uma cooperação técnica que busca analisar os cadastros do CadÚnico.

“É o momento de compartilhar informações pelos diretores de operação, tanto do Cadastro Único como do Bolsa Família e para reforçar essa parceria no sentido de fortalecer a colaboração mútua com iniciativas de prevenção, fiscalização e de combate à fraude no Cadastro Único e, consequentemente, no programa Bolsa Família”, afirmou o diretor de Operação da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (SENARC), Márcio Fernandes Maurício.

Saiba como será a revisão de cadastros do CadÚnico:

  • A parceria prevê que sejam compartilhados os dados e informações de beneficiários entre os tribunais de contas e o MDS;
  • Dessa forma, o Governo Federal poderá realizar uma análise mais profunda das informações;
  • Em posse de dados como a renda e composição familiar, será possível identificar irregularidades, especialmente por meio do cruzamento de dados;
  • A parceria deverá entrar em atividade já nos próximos meses, garantindo que apenas as famílias que realmente precisam sejam contempladas com os benefícios.

Confira outras informações sobre o processo de inscrição no CadÚnico neste link.

 

Danielle SantanaDanielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.