Escala 6×1: Mais de 60% das manifestações são a favor do fim da escala com um dia de folga apenas

Proposta do Movimento Vidas Além do Trabalho é aprovada pela maioria dos brasileiros. O fim da escala 6×1 pode trazer mais qualidade de vida para os trabalhadores. Texto ainda deve ser analisado pela Câmara e Senado.

O fim da escala 6×1 ainda deve gerar muito debate entre os brasileiros, atualmente 67% dos conteúdos postados sobre o tema são favoráveis ao fim dela. A proposta criada pelo movimento Vidas Além do Trabalho virou um projeto através da deputada Erika Hilton.

Uma escala diferente de trabalho já foi testada por algumas empresas no Brasil neste ano e teve bons resultados.

A especialista do FDR Lila Cunha comenta sobre a escala de trabalho, confira.

Escala 6×1: Mais de 60% das manifestações são a favor do fim da escala com
 um dia de folga apenas
 (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

Fim da escala 6×1

  • Um levantamento da Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados, analisou cerca de 30 mil publicações sobre o fim da escala postadas nas redes X, Facebook, Instagram, Linkedin e Tique Tok.

     

  • O resultado foi um crescimento de 2.120% no número de postagens sobre o assunto.
  • No dia 7 de novembro apenas 539 postagens sobre o tema haviam sido feitas, no dia 12 o número subiu para 11.969, aponta o portal Agência Brasil.
  • Nesse mesmo período houve um aumento de 5.513%, na interação dos usuários das redes sociais, mostrando a aprovação do tema.
  • O volume de interações – curtidas, comentários e compartilhamentos de posts – passou de 267.124 para 14.995.806.
  • De acordo com o levantamento, 67% dos conteúdos postados eram a favor do fim dessa escala de trabalho.

“A gente observou que a grande maioria das pessoas que se manifestam nas redes sociais defendem a PEC que quer mudar a jornada de trabalho para 5×2, em vez da jornada de trabalho com apenas um dia de descanso”, avaliou Marcelo Tokarski, CEO da Nexus, em nota divulgada pelo portal Agência Brasil.

O fim da escala 6×1 ainda deve ser alvo de debates na Câmara dos Deputados e no Senado.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.