Reajustado anualmente pelo Governo Federal, o salário mínimo é responsável por definir qual será a remuneração mínima mensal a ser recebida pelos trabalhadores. Para 2025, o Governo Lula já iniciou os debates sobre qual novo valor deverá ser praticado e qual percentual de reajuste deverá ser oferecido.
Atualmente, de acordo com a especialista do FDR, Lila Cunha, o salário mínimo não define apenas o valor a ser pago pelos empregadores do Brasil. O total também é utilizado para definir outros parâmetros como o total mínimo a ser pago para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), por exemplo.
Além disso, o mínimo serve ainda como base para outros pagamentos realizados pelo Governo Federal, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC) que também atende milhares de brasileiros. Por isso, o reajuste do mínimo também pode acabar impactando as finanças públicas.
Como o Governo Federal está realizando um importante corte de gastos com o objetivo de reduzir os gastos para o ano de 2025, o valor do salário mínimo também entrou no debate e o reajuste para o próximo ano poderá ser limitado, de acordo com o portal de notícias Poder 360.
Entenda as prováveis mudanças no reajuste do salário mínimo:
- Atualmente, o Governo Lula adota uma política de valorização do mínimo;
- Com isso, o aumento liberado para os trabalhadores leva em consideração a inflação;
- Também é considerado o valor do PIB;
- A soma dos dois índices é responsável por direcionar de quanto será o aumento;
- Considerando o corte de gastos, o aumento deverá ser de 2,5% acima da inflação no próximo ano;
- Dessa forma, para o ano de 2025 a perspectiva é de um reajuste para R$ 1.521;
- No entanto, os trabalhadores deverão aguardar uma definição sobre o tema que deverá sair até o próximo mês.
Confira outras informações sobre o reajuste do salário mínimo em 2025 neste link.