Reajuste do salário mínimo: governo avalia medida que reduz a correção do valor e proposta pode ser só de 2,5%

Reajustado anualmente pelo Governo Federal, o salário mínimo é responsável por definir qual será a remuneração mínima mensal a ser recebida pelos trabalhadores. Para 2025, o Governo Lula já iniciou os debates sobre qual novo valor deverá ser praticado e qual percentual de reajuste deverá ser oferecido.

Reajuste do salário mínimo: governo avalia medida que reduz a correção do valor e proposta pode ser só de 2,5%. (Imagem: FDR)

Atualmente, de acordo com a especialista do FDR, Lila Cunha, o salário mínimo não define apenas o valor a ser pago pelos empregadores do Brasil. O total também é utilizado para definir outros parâmetros como o total mínimo a ser pago para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), por exemplo.

Além disso, o mínimo serve ainda como base para outros pagamentos realizados pelo Governo Federal, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC) que também atende milhares de brasileiros. Por isso, o reajuste do mínimo também pode acabar impactando as finanças públicas.

Como o Governo Federal está realizando um importante corte de gastos com o objetivo de reduzir os gastos para o ano de 2025, o valor do salário mínimo também entrou no debate e o reajuste para o próximo ano poderá ser limitado, de acordo com o portal de notícias Poder 360.

Entenda as prováveis mudanças no reajuste do salário mínimo:

Confira outras informações sobre o reajuste do salário mínimo em 2025 neste link.

 

YouTube video player
Danielle SantanaDanielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.
Sair da versão mobile