Reajuste do salário mínimo: governo avalia medida que reduz a correção do valor e proposta pode ser só de 2,5%

SãO PAULO (SP) — Reajustado anualmente pelo Governo Federal, o salário mínimo é responsável por definir qual será a remuneração mínima mensal a ser recebida pelos trabalhadores. Para 2025, o Governo Lula já iniciou os debates sobre qual novo valor deverá ser praticado e qual percentual de reajuste deverá ser oferecido.

Reajuste do salário mínimo: governo avalia medida que reduz a correção do valor e proposta pode ser só de 2,5%. (Imagem: FDR)

Atualmente, de acordo com a especialista do FDR, Lila Cunha, o salário mínimo não define apenas o valor a ser pago pelos empregadores do Brasil. O total também é utilizado para definir outros parâmetros como o total mínimo a ser pago para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), por exemplo.

Além disso, o mínimo serve ainda como base para outros pagamentos realizados pelo Governo Federal, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC) que também atende milhares de brasileiros. Por isso, o reajuste do mínimo também pode acabar impactando as finanças públicas.

Como o Governo Federal está realizando um importante corte de gastos com o objetivo de reduzir os gastos para o ano de 2025, o valor do salário mínimo também entrou no debate e o reajuste para o próximo ano poderá ser limitado, de acordo com o portal de notícias Poder 360.

Entenda as prováveis mudanças no reajuste do salário mínimo:

Confira outras informações sobre o reajuste do salário mínimo em 2025 neste link.

 

YouTube video player
Daniele GomesDaniele Gomes
Formada em jornalismo, com experiência como repórter de economia e política, além de assessoria de imprensa e gestão de redes sociais.
Sair da versão mobile