Primeira parcela do 13º salário cai em breve; vale a pena usar na Black Friday?

Até o dia 30 de novembro deve ser liberada a primeira parcela do 13º salário. Quem trabalha com carteira assinada, ou passou a ter salário previdenciário a partir de junho deste ano, têm direito ao abono. A liberação conscilia com a temporada da Black Friday. 

13º salário
Primeira parcela do 13º salário cai em breve; vale a pena usar na Black Friday?
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

O pagamento do 13º salário acontece em duas parcelas. O primeiro depósito deve acontecer até o dia 30 de novembro, mas as empresas podem antecipar essa liberação, se for financeiramente viável para eles.

O segundo pagamento é feito em dezembro, até o dia 20, antecedendo as festas de final de ano. Por lei os prazos são:

Valor liberado no 13º salário 

Todo trabalhador com carteira assinada que atuou por no mínimo 15 dias durante o ano tem direito de receber o 13º salário. O abono é válido inclusive para Jovem Aprendiz, estagiário, e outros. 

Em 2023, cerca de 87,7 milhões de brasileiros foram beneficiados com o 13º salário, recebendo em média R$ 3.057, segundo dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Para calcular a quantia que o funcionário vai receber a empresa calcula da seguinte forma:

Quem faltou por mais de 15 dias consecutivos sem justificativa terá desconto de 1 mês inteiro no pagamento do 13º.

Vale a pena usar o 13º salário na Black Friday?

Em entrevista ao g1, a economista Mila Gaudência afirma que a forma de gastar o 13° salário deve ser decidida com base em uma análise pessoal, entendendo qual a realidade em que se vive.

A temporada de Black Friday acontece durante o mês de novembro, com destaque especial para a última sexta-feira do mês, dia 29, quando acontece o melhor dia de promoção. 

Seguindo as recomedações da especialista, vale a pena usar a renda extra do 13º com:

  1. Dívidas atrasadas, que estão “sujando” o CPF do trabalhador;
  2. Dívidas futuras, que serão cobradas com a chegada de 2025;
  3. Nas compras à vista durante a Black Friday, usando os descontos do pagamento de uma única vez. 
  4.  
YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile