Novo feriado nacional muda escala de trabalho e horário dos bancos essa semana

Grande parte dos brasileiros terão mudanças na sua escala de trabalho por conta do feriado nacional dessa semana. Esse é o primeiro ano em que o Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, será considerado feriado em todo país. 

feriado
Novo feriado nacional muda escala de trabalho e horário dos bancos essa semana
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Devido ao feriado nacional os trabalhadores com carteira assinada não são obrigados a trabalhar, o que incluí os bancários. Por conta disso, as agências bancárias ficam fechadas e não há atendimento presencial nestas datas. 

Como consequência os serviços online também são interrompidos, o que pode mexer com a gestão financeira de muitas pessoas. Como o dia 20 de novembro é um feriado novo, a mudança deve ser sentida por milhões de brasileiros. 

Funcionamento dos bancos no feriado de 20 de novembro

Quem precisa resolver alguma pendência com o banco deve estar atento aos prazos. Isso porque, em feriado nacional o funcionamento do serviço bancário recebe mudanças como:

  • As agências bancárias ficam fechadas para atendimento com funcionário, apenas os caixas eletrônicos funcionam;
  • Pagamentos de boleto não são computados nesse dia, sendo permitido pagar no próximo dia útil seguinte, neste caso 21 de novembro;
  • Transferência via TED só caí no próximo dia útil seguinte;
  • PIX funciona normalmente.

Nada muda para o uso dos cartões de débito e crédito.

Funcionário deve trabalhar no feriado nacional?

Na verdade, a CLT (Consolidação de Leis Trabalhistas) dá duas opções para a empresa que precisa de funcionários trabalhando em um feriado nacional:

  • O funcionário recebe em dobro (100%) pelo dia trabalhado; ou
  • O funcionário folga em outro dia da semana. Exemplo: trabalha de segunda a sábado, mas por trabalhar no feriado ele pode folgar na segunda. 

Normalmente essas empresas são aquelas que prestam serviços considerados como essenciais, por exemplo: farmácias, hospitais, aeroportos, linhas de transporte, equipe de segurança, supermercados, postos de combustível, restaurantes, bares, padarias e outros. 

A melhor decisão deve ser discutida com o próprio empregador. Porque não é permitido alterar a quantidade de horas semanais previstas no contrato de trabalho porque o feriado caiu no meio da semana. 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com