Criada em 2020, a modalidade do saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) permite que o trabalhador saque parte do saldo das contas ativas e inativas no seu aniversário. Porém, o Governo Federal estuda substituir o benefício para os trabalhadores.
O empréstimo consignado deve ser a modalidade responsável por substituir o saque-aniversário. A expectativa é que a decisão seja tomada e anunciada após o G20, realizando na segunda-feira (18/11) e na terça-feira (19).
A especialista Laura Alvarenga comenta sobre o FGTS, confira.
O saque-aniversário do FGTS acabou?
-
Ainda não;
-
Porém, o projeto que determina o fim da modalidade já tem o apoio do presidente Lula;
-
Ele deve ser encaminhado para o Congresso Nacional neste mês de novembro;
-
O saque-aniversário foi criado em 2020 e possibilita o saque de parte do saldo das contas ativas e inativas do FGTS durante o mês de aniversário do funcionário;
-
Com o projeto de lei, a expectativa é oferecer um novo formato de saque para que o trabalhador do setor privado tenha acesso ao crédito consignado.
Debate sobre o fim do saque-aniversário do FGTS
-
A Indústria da Construção crítica os saques por comprometerem recursos destinados à habitação;
-
Porém, segundo a Febraban, os saques viabilizam empréstimos com juros mais baixos para trabalhadores.
-
Segundo a Folha de S.Paulo, o Ministério do Trabalho considera o argumento dos bancos uma “conversa fiada” e avalia que a manutenção do saque-aniversário coloca o FGTS em risco financeiro.
Como sacar o FGTS?
Para receber o valor, o trabalhador precisa ter saldo na conta do FGTS e não ter realizado saque pelo mesmo motivo em um período inferior a 12 meses. O valor máximo para retirada por conta vinculada é de R$ 6.220,00. O saque pode ser feito pelo aplicativo do FGTS.
Veja como sacar:
-
Faça o download do aplicativo do FGTS;
-
Logo em seguida, faça login com a conta vinculada à Caixa;
-
Escolha a opção “Saque Aniversário”;
-
O trabalhador permanece vinculado a esta modalidade durante 24 meses.