O Rio de Janeiro terá uma pausa prolongada nos dias 18, 19 e 20 de novembro, em função da realização da Cúpula do G20, que trará ao Brasil líderes das principais economias do mundo, e do Dia da Consciência Negra.
A Cúpula do G20 acontece pela primeira vez na cidade, que recebe presidentes, primeiros-ministros e diversas autoridades, demandando medidas especiais de segurança e logística – incluindo a decretação de feriado nas próximas segunda e terça. Já na quarta-feira, 20 de novembro, celebramos pela primeira vez o feriado nacional do Dia da Consciência Negra.
A especialista Marina Costa, colaboradora do FDR, comenta mais sobre feriados, confira.
Quando são os feriados?
Os dias 18 e 19 de novembro, segunda e terça-feira, respectivamente, serão feriados municipais no Rio de Janeiro. Essa medida, prevista na lei 8.314/24, tem o objetivo de garantir a fluidez do trânsito e a segurança durante o evento internacional.
Com as novas datas de feriados, os cariocas estão aproveitando um feriadão de 6 dias, já que os dias 15 (Proclamação da República) e 20 de novembro (Dia da Consciência Negra) também são feriados.
Quais serviços funcionarão?
Apesar do feriado prolongado, alguns serviços essenciais continuarão funcionando normalmente, como:
- Comércio de rua;
- Bares e restaurantes;
- Hotéis e pousadas;
- Shoppings e centros comerciais;
- Estabelecimentos culturais;
- Pontos turísticos;
- Empresas de mídia;
- Indústrias em áreas específicas;
- Padarias;
- Empresas com trabalho remoto.
O que fazer no feriado?
Com seis dias de folga, as opções de lazer são muitas. As praias cariocas, como Copacabana, Ipanema e Leblon, prometem ser os destinos mais procurados. Além disso, a cidade oferece uma variedade de museus, parques, shows e eventos culturais para todos os gostos.
Já a previsão do tempo para o feriadão é excelente! De acordo com a meteorologia, cinco dos seis dias serão de sol, com temperaturas agradáveis entre 20°C e 32°C.