Tem sido aplicado um pente-fino no Cadastro Único (CadÚnico) a fim de verificar quais idosos, ou pessoas com deficiência, estão recebendo o BPC (Benefício de Prestação Continuada) sem participar desse banco de dados. Eles podem perder o acesso ao salário mensal de R$ 1,4 mil.
De acordo com os dados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), 304.722 benefícios de prestação continuada foram bloqueados em outubro por falta de inscrição no CadÚnico. O pente-fino tem atingido dois públicos:
- Quem recebe o BPC e está fora do Cadastro Único;
- Quem recebe o BPC, mas não atualiza o Cadastro Único há mais de 48 meses.
O objetivo desse pente-fino é conseguir verificar quem são as pessoas que recebem o benefício, e se de fato elas precisam ter acesso ao pagamento mensal no valor de R$ 1.412.
Quem está fora do CadÚnico, ou com os dados desatualizados, tem seu salário bloqueado por precaução. Ao comprovar que atende aos critérios para receber o benefício a quantia é liberada novamente pelo INSS.
O que fazer se o BPC for suspenso pelo INSS?
O bloqueio do BPC tem servido como alerta para os inscritos, a fim de informar que há algum erro no recebimento desse auxílio social. Recebem a quantia os idosos com mais de 65 anos de vida, ou as pessoas com deficiência de qualquer idade.
Para isso, eles têm que comprovar que possuem renda familiar de no máximo 25% do salário mínimo por pessoa. E ainda, devem estar inscritos no Cadastro Único para que sejam acompanhados.
Caso perceba que o seu salário não caiu na conta, existem três passos que precisam ser feitos:
1. Consulte o motivo do bloqueio do salário
- Acesse o Meu INSS e faça login;
- O próprio sistema vai informar o motivo do bloqueio do benefício;
- Também serão enviadas mensagens via extrato bancário, SMS ou por correspondência (carta).
2. Atualize os dados do CadÚnico
- Compareça até o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo em um prazo de 45 dias (nos municípios com até 50 mil habitantes) ou 90 dias (para os que têm mais de 50 mil habitantes);
- Leve documentos pessoais;
- Atualize as informações do CadÚnico.
3. Entre em contato com o INSS
- Ligue para o INSS pela Central de Atendimento, número 135, ou vá até uma agência da Previdência Social;
- Apresente o comprovante de inscrição ou atualização do Cadastro Único;
- O BPC será desbloqueado em até 72 horas.