Aumento na fila do INSS preocupa segurados; veja alternativas para receber benefícios

Má notícia para quem aguarda a aprovação de benefícios a Previdência, a fila do INSS aumentou quase 33%. Atualmente quase 1,8 milhão de pessoas aguardam pela aprovação de algum benefício, como aposentadorias e pensões.

A fila do INSS subiu cerca de 33% nos últimos três meses. A notícia preocupa os segurados que estão aguardando aprovações. Afinal, se a fila aumenta, o tempo de espera também acabar aumentando.

A especialista do FDR Lila Cunha comenta sobre o INSS, confira.

Aumento da fila do INSS

Em junho deste ano o total de pedidos aguardando resposta era de 1,353 milhão; no entanto, em setembro esse número subiu para 1,798 milhão. Um aumento de 32,9% no período de três meses, ou seja, 445 mil novos requerimentos.

Desse total, quase 1,5 milhão aguardam a perícia médica e análise do INSS. O restante possui alguma pendência de documentação que precisa ser resolvida pelo próprio segurado.

Os dados são do Boletim Estatístico da Previdência Social (Beps), o detalhamento da fila está suspenso no Portal da Transparência desde junho.

Meses atrás comemorávamos a redução do tempo de espera por benefícios. No entanto, entre junho e setembro o atraso de mais de 45 dias passou de 541,2 mil para 705 mil processos.

esse é o principal resultado de uma fila maior no INSS, consequentemente a aprovação do benefício acaba demorando mais para acontecer.

A fila é maior na região Nordeste, com 742.23 pedidos aguardando aprovação; em seguida está a região Sudeste, com 526.91 pedidos; atrás está o Sul, com 196.14; em seguida o Norte, com 193.34 e por último o Centro-Oeste, com 140.26, segundo o portal O Globo.

A greve dos servidores do INSS pode ser um dos motivos do aumento do número de pedidos na fila de espera. A paralisação durou 114 dias e foi encerrada na primeira semana de novembro.

Aumento na fila do INSS preocupa segurados; veja alternativas para receber benefícios
(Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

Como conseguir aprovação rápida do benefício do INSS?

A primeira estratégia para ser atendido logo é fazer o pedido pela internet, através do aplicativo ou site Meu INSS ou pela Central 135, ligação gratuita. Usando um desses canais você evita as filas de espera nas agências.

Essa não é a única estratégia que pode ser usada para evitar a longa fila de espera. A atualização de informações pode fazer a aprovação ser bem mais rápida.

Com os dados atualizados fica mais fácil a identificação dos segurados que têm direito aos benefícios.

Aliado a esses pontos, reunir toda a documentação também pode reduzir a espera. Até porque muitas das pessoas eu estão na fila estão exatamente pela falta de documentação, responsabilidade do segurado.

Aumento na fila do INSS preocupa segurados; veja alternativas para receber benefícios
(Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

Como atualizar os dados cadastrais do Meu INSS?

  1. Acessar o app ou site Meu INSS
  2. Fazer login com o usuário e senha do Gov.br
  3. Clicar em “Novo Pedido”
  4. Clicar na opção “Atualização de cadastro e atividade”
  5. Selecionar “Atualizar cadastro e/ou benefício”
  6. Preencher os campos com as informações atualizadas e fazer o envio.

O site também pode ser usado para dar entrada na aposentadoria sem precisar sair de casa.

Pedidos dos Correios

Outra estratégia para fugir das filas físicas do INSS é fazer o pedido nas agências dos Correios. Mas, atenção, nas agências só é possível solicitar o benefício por incapacidade temporária, o auxílio-doença.

São 2.681 agências dos Correios, onde é possível pedir gratuitamente o auxílio para afastamento de até 180 dias.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile