IBGE anuncia coleta de dados podendo fomentar políticas públicas para um grupo específico de brasileiros

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) lançou uma ferramenta inovadora que promete mudar a forma como estudamos as desigualdades raciais no Brasil. O Painel Cor ou Raça é um site que reúne dados de diversas pesquisas do IBGE, oferecendo uma visão abrangente e detalhada sobre a distribuição da população por cor ou raça e as desigualdades sociais associadas a esse fator.

IBGE anuncia coleta de dados podendo fomentar políticas
públicas para um grupo específico de brasileiros. Imagem: Geraldo Magela/Agência Senado

A criação do Painel Cor ou Raça é um passo importante para o avanço dos estudos sobre raça e desigualdade no Brasil. Ao disponibilizar dados de forma organizada e acessível, o IBGE contribui para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o IBGE, confira.

O que o Painel Cor ou Raça oferece?

Com mais de 30 variáveis e 9 seções temáticas, o painel aborda uma ampla gama de temas, como:

Por que essa ferramenta é importante?

Ao concentrar em um único lugar uma grande quantidade de dados sobre raça e desigualdade, o Painel Cor ou Raça facilita a pesquisa e a análise de especialistas, pesquisadores, estudantes, gestores públicos e qualquer pessoa interessada em aprofundar seus conhecimentos sobre o tema. Essa ferramenta pode ser utilizada para:

Como acessar o painel?

O Painel Cor ou Raça está disponível gratuitamente no site do IBGE. A plataforma é intuitiva e fácil de navegar, permitindo que o usuário explore os dados de forma interativa e personalizada.

 

YouTube video player
Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.
Sair da versão mobile