Em pouco tempo os brasileiros que possuem casa própria terão que arcar com o valor do IPTU 2025 (Imposto Predial e Territorial Urbano). Essa cobrança é feita pela prefeitura municipal, mas há possibilidade de conseguir descontos, desde que apresente os documentos no prazo.
O pagamento do IPTU 2025 é obrigatório para todos aqueles que possuem em seu nome uma propriedade na área urbana da cidade. Sejam imóveis com construção ou terrenos vazios. Havendo uso de saneamento básico, energia elétrica e outros serviços públicos, há a cobrança.
O valor arrecadado é muitas vezes a principal fonte de receita da prefeitura. Com a verba em mãos há distribuição para atender setores públicos, como: educação, segurança, transporte, e outros.
Como conseguir descontos no IPTU 2024?
Ao se deparar com um montante de cobranças no início do ano é comum que o contribuinte queira descontos no IPTU. Essa possibilidade existe, mas é preciso preencher algum dos requisitos criados pela própria prefeitura municipal.
Cada cidade possuí a sua legislação indicando quando há permissão para reduzir o valor do imposto, e por isso vale a pena estar atento as informações que são concedidas pela prefeitura.
Se no seu município não há campanhas informando sobre descontos, procure direto no prédio da prefeitura, ou similares, informações sobre o assunto.
É comum que haja redução do IPTU para:
- Contribuinte que optar pelo pagamento do IPTU à vista;
- Contribuinte que participa de programa de inclusão do CPF em nota fiscal, com o intuito de reduzir o tributo;
- Contribuinte que não tem débitos com a prefeitura;
- Imóveis que estão localizados em áreas atingidas por desastres naturais, ou por razões que não são culpa do morador;
- Aprovação do pedido de revisão no valor do IPTU, contestando a cobrança.
Como indicar imóvel para conseguir desconto no IPTU 2025?
Verificando em qual tipo de requisito que dá desconto no IPTU o contribuinte se encaixa, o próximo passo é apresentar os dados do seu imóvel.
No caso do pagamento à vista não é preciso passar por nenhum processo, basta quitar o débito dentro do prazo. Nas demais situações vale a pena estar atento porque será necessário:
- Acessar o site da prefeitura municipal;
- Procurar pelo setor “IPTU”;
- Agora, selecionar “Isenção parcial”;
- Preencher os dados do imóvel e do proprietário.
Atenção! O prazo para solicitação deve acabar em breve, considerando que falta menos de um mês para o início de dezembro.